Quando falamos de controle, sempre penso que ações estruturadas levam ao resultado esperado
Quem ocupa uma posição de liderança, um cargo de comando, nem sempre está preparado psicologicamente para enfrentar críticas. E críticas são bem diferentes de feedback, porque quando você tem o retorno, a avaliação do seu desempenho em um projeto, significa que os resultados foram analisados e, também, a sua capacidade de gerir todos os elos da cadeia que comandou por meses, até que houvesse a conclusão do trabalho. Seja o feedback positivo ou negativo, ele se difere da crítica porque é feito com embasamento em fatos concretos. Já as críticas, em geral, se referem à postura, ao seu comportamento como líder – e essas quase nunca nos agradam.
Diante das críticas, pode surgir o medo de perder o controle, a liderança e até o respeito da equipe. E, dentre todos esses fatores, qual deles é mais importante para você?
Quando falamos de controle, sempre penso que ações estruturadas levam ao resultado esperado. Sendo assim, na liderança de um projeto, penso que é necessário estar próximo das pessoas, de maneira a ser um facilitador entre a estratégia e o operacional, para que se crie uma situação propícia para que entreguemos o que precisa ser feito. Confiar no outro para resolver os problemas e pedir ajuda quando necessário é o que torna uma equipe coesa e mantida ‘sob controle’. Perder o controle, portanto, na minha visão, é simplesmente ter uma equipe desunida, desconectada e distante de sua liderança.
Em relação ao medo de perder a liderança, eu disse, em um artigo anterior, que podemos ser líderes em um projeto e liderados em outro, quando atuamos em grandes companhias, e isso só nos acrescenta, porque conseguimos aprender com outras lideranças a ser melhores – ou a errar menos, também. Por isso, é importante ter o mindset de não tirar nota alta, mas, ser melhor naquilo que se propõe a fazer, porque quando você é coerente com seus próprios valores, os resultados aparecem e a liderança é naturalmente mantida e valorizada. Por último, creio que nem preciso explicar que o medo de perder o respeito é desnecessário se você mantiver as atitudes que expliquei acima.
É importante transformar todo esse medo de perder em energia motivadora diante de uma crítica, porque essa atitude pode levá-lo a tornar-se referência, deixando um legado de conquistas importantes para a empresa que representa. E, então, as críticas se tornarão feedbacks, sempre positivos.
Fonte: Administradores
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