Please enable JS

Blog

10 erros que você não deve cometer no marketing digital B2B

10 erros que você não deve cometer no marketing digital B2B

21 de dezembro de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Sabemos o quanto o marketing digital é fundamental em um negócio. Imagine, então, em tempos de crise. Agora precisamos avaliar os cenários, ter prioridades e identificar oportunidades.

Lembre-se: o primeiro passo é identificar o que não deu certo mesmo antes da crise. Aprimorar as estratégias é fundamental. É preciso conhecimento e crítica para abandonar modelos que não foram eficientes.

A empresa deve agir de maneira planejada e eficiente. Um equívoco pode proporcionar estragos financeiros e manchar a reputação de uma marca. Pensando nisso, listei 10 erros que você não deve cometer no marketing digital B2B.

1. Investimento

Esse erro está em primeiro lugar e não é à toa. Tudo começa com o investimento. É onde sua empresa se embasa. Antes de começar a pensar nas estratégias, é preciso analisar como foi aplicado o dinheiro e qual o retorno conquistado em cada estratégia. Depois desta análise, vamos ao erro mais comum: insistir em investir no que não traz resultado. Esqueça! Se não está dando certo, mude seus investimentos e estratégias. Não fique preso no que está dando errado.

2. Engajamento

Se seu conteúdo não engaja com seu público, não adianta manter a abordagem. Diversifique e busque encontrar o melhor modelo para sua empresa. É necessário manter um conteúdo ativo, mas se ele não funciona, não está ajudando seu negócio a alcançar bons resultados. Existem muitas possibilidades e formatos diferentes, um deles vai ajudar a alavancar sua marca.

3. Estratégias

Se no ano que passou sua empresa não investiu em estratégias a longo prazo, este erro pode ser caro agora. As campanhas de ativação são muito importantes, mas não mantém uma saúde financeira. É preciso parar de insistir nesse erro e já adicionar estratégias no seu plano.

4. Presença nas redes

Se sua empresa ainda não está construindo uma presença nas redes sociais, está cometendo um grande erro. Mesmo para o mercado B2B, as empresas estão cada vez mais envolvidas com Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest. Comece a usá-las e veja em qual o seu público-alvo está mais ativo e procurando por suas soluções. As pessoas estão cada vez mais conectadas e no B2B não é diferente. Construa seu diferencial pela rede social.

5. Site desatualizado

Grande parte das empresas acredita que seu site está ótimo e que não precisa ser atualizado. Isso pode até ser verdade, mas estamos evoluindo para a versão mobile. Se seu site não está otimizado para uma versão mobile first, é possível que você esteja perdendo negócios. Portanto, mesmo para o mercado B2B, não deixe de atualizar sua plataforma. Ela será seu cartão de visita na internet.

6. Anúncios

Não usar anúncios no Google, Facebook e LinkedIn é um erro que muitas empresas no mercado B2B cometem por achar que não trarão resultados. Mas da mesma forma que é preciso construir uma presença orgânica, estar nas plataformas com anúncios é importante para alcançar quem não conhece sua marca. Portanto, se você não usa a publicidade digital, comece a fazer um pouco em cada plataforma e veja qual a melhor para sua empresa.

7. Comentários

Ignorar comentários e feedbacks nos canais digitais é um erro que não atrapalha apenas a sua reputação, como também prejudica outros setores da empresa. Seu público é quem pode falar melhor sobre seus produtos ou serviços. Então, não ignore as mensagens. Se fizer, você está ignorando seu potencial de crescimento. Por isso, ouça mais e busque sempre ajudá-los a sanar as dúvidas e resolver os problemas.

8. Mais do mesmo

Não seja repetitivo nas redes sociais! Cada canal tem suas características e particularidades, por isso usar o mesmo conteúdo em todas as redes podem afastar o seu público ao invés de aproximá-lo. Aprenda mais sobre os seus canais e saiba usá-los ao seu favor.

9. Metas

Não estabelecer metas parece simples, mas muitas empresas não as traçam para suas estratégias, e assim não tem como se apoiar nos números para saber o que está dando certo e o que não está. É possível montar as estratégias sem ter metas, mas é como um barco sem rumo, você pode até chegar a algum lugar, mas pode ser em um local onde não queira estar.

10. Especialistas

Não procurar especialistas para ajudar a sua empresa é um erro e pode ser o que faz com que sua marca cometa todos os outros citados. Sem ajuda para organizar e montar suas estratégias, é mais fácil errar. Sempre busque por quem entende do mercado B2B e que é parceiro de grandes empresas do mercado. Assim fica mais difícil sua empresa ficar em apuros em algum momento.

*Por Ricardo Martins

Fonte: Administradores.com

Posts relacionados

Segundo pesquisa, 28% dos consumidores fizeram compras de presentes em 2023 com base nas recomendações de influenciadores digitais

17 de outubro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Como garantir que sua sessão de brainstorming seja produtiva

3 de outubro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

5 passos para montar o plano de negócios perfeito

1 de outubro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Como garantir que seu negócio permaneça relevante daqui a 10 anos

26 de setembro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

5 formas de tornar seu negócio viral nas redes sociais

9 de setembro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

5 passos para criar um negócio online de sucesso

2 de setembro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

abc