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10 etapas para desenvolver a cultura de engajamento na sua empresa

28 de abril de 2022 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Cerca de 75% dos colaboradores não gostam dos seus trabalhos, não trabalham duro e não se importam com os clientes.

As empresas com colaboradores pouco engajados não prosperam como as empresas cujos funcionários são mais comprometidos.

Gosto muito do case da Marks & Spencer, uma cadeia de lojas de departamentos no Reino Unido, exemplifica a forte ligação entre o engajamento dos funcionários e os resultados finais.

A empresa possui 1.000 lojas e 85.000 colaboradores, 25% das lojas que pontuam mais alto em termos de engajamento têm maiores probabilidades de obterem melhores resultados no quesito serviço.

Estas lojas experimentam “um absenteísmo 25% menor” do que aquelas posicionadas entre as 25% mais fracas em engajamento do pessoal.

Lojas com os colaboradores mais engajados oferecem o melhor atendimento ao cliente e os seus funcionários faltam menos por doença.

Você pode perceber, que colaboradores desengajados irão gerar menos resultados para empresas, e por mais que isso seja importante, a maioria das empresas não faz muito para promover o engajamento.

Comece a tratar bem os seus colaboradores

Você sabia que s empresas com forte engajamento dos colaboradores valem o dobro no mercado de ações do que as empresas sem ele?

Elas primam pela inovação, proporcionam um melhor atendimento ao cliente e experimentam uma rotatividade de pessoal 50% menor.

Empresas orientadas aos colaboradores, desenvolvem culturas que apoiam o engajamento.

Engajar os funcionários se resume em tratar as pessoas com humanidade. Infelizmente, muitas políticas de RH frustram, irritam e comprometem o engajamento dos trabalhadores.

 “O vínculo entre o engajamento dos funcionários e os resultados do negócio estão (…) claramente comprovados.”

O modelo da Ponte do Engajamento, criado Debra Corey e Glenn Elliott, que uso com meus clientes, fornecem dez etapas que a sua empresa pode aplicar para corrigir problemas que comprometem o engajamento e aproveitar as oportunidades existentes para o fomentar.

Dez etapas para desenvolver o engajamento

O modelo ponte engajamento, foi desenvolvido por Glenn Elliott e Debra Corey, do livro cultura do engajamento e adaptado por mim, de acordo com as minhas vivências.

Você vai perceber, que as três primeiras etapas fornecem uma “base estável” para a Ponte, mas estas iniciativas não vão otimizar sozinhas o engajamento dos funcionários.

É aí que os sete elementos adicionais entram em jogo. Veja a seguir as dez etapas da construção do engajamento:

1 – Ambiente de trabalho

O espaço físico onde as pessoas trabalham é “tanto facilitador como destruidor do engajamento dos funcionários”. À medida que novas oportunidades de emprego aumentam, isso se torna cada vez mais importante. Em 2014, a GE abriu mão dos escritórios convencionais em prol do conceito do “trabalho ágil”, apresentando espaços de trabalho criativos que oferecem aos funcionários máxima flexibilidade e autonomia.

2 – Bem- Estar

Nos dias de hoje, mais trabalhadores precisam lidar com o estresse. As empresas devem estar atentas à saúde pessoal, financeira e mental dos funcionários. Programas de academia, muitas consultorias contratam empresas para trabalhar o bem-estar, o sedentarismo. A Gympass é um startup que conheci no início do ano que lhe apoiar nesta questão

3 – Remuneração e benefícios

Uma empresa que remunera os colaboradores de forma injusta acaba gerando desengajamento. Remuneração justa e compatível, existem outras maneiras de dar benefícios, como folga no dia do aniversário, day off na sexta. São inúmeras, facilita e muito no processo de engajamento.

4 – Comunicação aberta e honesta

 A comunicação promove a confiança entre os funcionários e suas empresas. Abertura para conversas significativas, alinhamento de expectativas, isso favorece o diálogo e engajamento com o colaborador. Afinal quem não gosta de ser ouvido?

5 – Propósito, missão e valores

As pessoas gostam de sentir que fazem parte de algo mais importante que elas próprias. Isto é o que as atrai para trabalhar em organizações com missões elevadas e valores exemplares

6 – Liderança

 As empresas no topo do ranking de engajamento dos funcionários têm CEOs que garantem que a empresa cumpra suas promessas. Em 2016, a VaynerMedia criou uma nova posição executiva, “Chief Heart Officer”, em conformidade com a filosofia operacional da empresa. “Queremos construir o melhor império humano de todos os tempos”, afirmou o CEO Gary Vaynerchuk.

7 – Gestão

Este ponto diz respeito às ações práticas da empresa, como ela realmente funciona. Ninguém quer trabalhar em uma empresa com uma “cultura não autêntica”, mas é isso que acontece se as práticas da gestão não corresponderem aos valores divulgados pela empresa. Gosto muito do exemplo da Zappos, a loja de calçados e roupas online, trabalha para criar uma cultura engajadora. Eles oferecem aos novos trabalhadores a garantia de um mês de salário caso decidam sair da empresa, porque não querem funcionários descontentes e descomprometidos. Apenas dois a cada 100 novos funcionários da Zappos acabam saindo.

8 – Design de funções

Empresas engajadoras criam postos de trabalho nos quais os funcionários se sentem satisfeitos, têm autonomia e podem alcançar algo significativo. Criar oportunidades especiais para os funcionários gastarem tempo em atividades inovadoras é um exemplo para engajar.

9 – Aprendizagem

Desenvolva uma cultura do aprendizado. Embora a sua empresa promova treinamentos e garanta o acesso a todos, a aprendizagem individual exige que cada funcionário assuma um compromisso pessoal. Ofereça oportunidades de treinamento que os funcionários possam aproveitar quando lhes for conveniente

10 – Reconhecimento

Os melhores programas de reconhecimento corporativo são “contínuos, oportunos, justos, relevantes e pessoais”. A Best Buy é um empresa de venda virtual de produtos eletrônicos. Com um alta taxa de rotatividade, beirando os 60%, a empresa realizou uma pesquisa para conhecer melhor seus funcionários e então poder diminuir a estatística. A partir dos resultados, criaram uma rede social interna (Blue Shirt Nation), onde os funcionários trocavam dicas, experiências e informações entre si, sem hierarquia. Com o projeto, conseguiram reduzir o turnover para 12% e produtividade e motivação só aumentaram!

Sinais de engajamento dos funcionários

Você precisa ir direto ao ponto, nas suas operações. Você pode ter certeza de que os funcionários estão envolvidos quando:

  • Eles apreciam fazer parte de algo significativo e apoiar o propósito, direção e objetivos da empresa.
  • Eles sabem que os seus esforços individuais ajudam a atingir o objetivo da empresa.
  • Eles desejam que a empresa tenha sucesso e se sentem bem quando isto acontece.

Melhor, mais forte e mais resiliente

As empresas com funcionários engajados se tornam melhores, mais fortes e mais resilientes de três maneiras:

Pessoas engajadas são melhores tomadoras de decisão, porque possuem um conhecimento mais aprofundado sobre suas organizações.

Pessoas engajadas produzem mais porque estão satisfeitas na empresa. Elas não perdem tempo, concentram-se nas tarefas e raramente se distraem no trabalho.

Pessoas engajadas são mais criativas e inovadoras porque desejam que suas empresas sejam bem-sucedidas. Como resultado, elas exploram todas as opções possíveis para realizar bem as suas tarefas.

Próximos passos

A criação de uma cultura que promova uma mudança significativa para favorecer o engajamento exige o apoio do CEO e da equipe executiva. O RH pode atuar como um “defensor da cultura”, promovendo o envolvimento dos colaboradores e fornecendo o treinamento, equipamento e recursos necessários. Os executivos envolvidos neste importante esforço podem seguir três etapas adicionais:

  • Avalie sua organização – Reveja os dez elementos da Ponte e os estudos de casos para cada passo. Determine as mudanças que a sua empresa deva promover. Pergunte-se por que sua empresa não poderia fazer o mesmo. O que está impedindo você?
  • Convoque o seu time – chame os participantes mais influentes da sua organização para que se juntem à sua “revolução” do engajamento.
  • Escrevam juntos a sua própria cartilha – Toda organização é diferente. O que funciona para uma empresa pode não funcionar para outra. Desenvolva um plano de engajamento ideal e exclusivo para a sua organização.

Autor: Eduardo Zanini

Fonte: Linkedin

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