De todos os animais, o homo sapiens é o único com dois importantíssimos diferenciais: a capacidade de ser racional e a capacidade de ser criativo.
Estimular a criatividade pode não ser algo fácil, mas é sim, possível. Um bom treino diário faria toda diferença.
Estimular a criatividade é muito bacana, pois envolve também a capacidade de adaptação e o desenvolvimento amplo da visão. Vamos entender um pouco mais tudo isso com essas dicas legais que separei pra você:
1. Escolhas
Permita-se! “Se tudo na vida são escolhas, por que não arriscar?” Muitas vezes seu bloqueio criativo pode estar relacionado a segurança emocional, ao que é mais cômodo e garantido. Isso não é um defeito é apenas uma questão inconsciente de sobrevivência. Um fator importante é começar a se observar e questionar o porquê das mesmas escolhas sempre. Aproveite para fazer esse auto estudo.
E se hoje você tentar um caminho diferente para o trabalho? Almoçar em um local que você não costuma ou nunca foi? Uma culinária bem diferenciada? Um filme? Uma música? Comece por essas coisas simples. Assim você vai assimilando o conceito de que o diferente também pode ser interessante. E nem sempre tão ruim assim.
2. Ótica
“Outro olhar”. Ao fazer outras escolhas você passa a perceber o mundo por outras óticas. E no empreendedorismo isso é essencial. Ver com o olhar do cliente, do consumidor, do público que você quer atingir.
Ampliar a nossa ótica com relação às outras coisas, opiniões e ideias amplia nossa cultura e as nossas possibilidades. Estimula nossa evolução pessoal e profissional.
3. Flexibilidade
“A capacidade de adaptar-se”. Ao desenvolver outras óticas ganhamos algo incrível, a capacidade de fazer escolhas mais conscientes e com isso poder adaptar-nos a situações diversas. “Sobrevive não o mais forte, mas sim, o que se adapta mais fácil às mudanças”. E o mundo hoje exige cada vez mais de nós essa capacidade. Estamos entrando na era dos relacionamentos (vou fazer um artigo falando mais sobre isso). E a flexibilidade será algo cada vez mais imprescindível.
Não entenda a questão de ser flexível em determinadas situações como aceitar tudo que lhe é imposto, e sim negociar, ter uma visão ampla da situação e entender tudo que acontece, tomando assim, a decisão mais inteligente para o momento.
4. Estímulo
“A constância é mais importante”. Ao passar pelos 3 passos anteriores continue a estimular e desvendar outras opções. Criando novos arquétipos, novas formas de vivenciar experiências.
Viajar é algo que contempla muito isso tudo que abordei. E não precisa ser longe. Qualquer lugar. A simples oportunidade de observar culturas diferentes da sua já estimula sua visão, sua flexibilidade e a capacidade de adaptar-se em outra cultura um pouco ou muito diferente da sua. Extraia disso novas experiências. Novos olhares. Divirta-se. Ser criativo também é isso.
Fonte: Administradores