O surgimento constante de ameaças virtuais e acidentes / incidentes envolvendo a perda de dados fez com que a rotina de backup se tornasse essencial para as empresas. Em meio a isso, a necessidade de optar pelos tipos de backup adequados sempre esteve presente.O surgimento constante de ameaças virtuais e acidentes / incidentes envolvendo a perda de dados fez com que a rotina de backup se tornasse essencial para as empresas. Em meio a isso, a necessidade de optar pelos tipos de backup adequados sempre esteve presente.
Porém, nem todas as empresas têm ciência de que um cronograma de backup pode ser feito de diferentes maneiras, detalhe que as leva a optar por sistemas menos eficientes ou inadequados, incapazes de mitigar os danos causados por eventuais desastres.
Pensando em trazer esse conhecimento para o seu negócio, falaremos sobre os tipos de backup existentes.
A importância da rotina de backup
Antes de falarmos sobre os tipos de backup, vale salientar que o procedimento vai muito além de armazenar cópias de arquivos confidenciais; trata-se de uma prática de recuperação de desastres.
Estamos tocando nesse ponto porque é comum as cópias de segurança serem planejadas com ênfase nos dados sigilosos e cruciais para os processos do negócio. Entretanto, embora eles possam ser uma prioridade, é recomendado também realizar o backup das aplicações.
Um sistema de backup eficiente não se limita a garantir a integridade e disponibilidade dos dados, o objetivo central é assegurar que todo o sistema seja restabelecido o quanto antes.
Agora que você já sabe disso tudo, chegou o momento de conhecermos 4 tipos de backup para a sua empresa implementar!
4 tipos de backup para garantir a segurança dos dados
1. Doméstico
Decerto o backup mais simples e comum que conhecemos, é ideal para uso doméstico — como sugere o próprio nome — ou em ambientes de trabalho enxutos, cujo volume de dados é baixo.Na prática, o backup doméstico consiste na gravação de dados em dispositivos externos (pendrive, HD, cartões de memória etc.) e mídias físicas (CD, DVD e fita, por exemplo).
2. Completo
Executar um backup completo significa realizar a cópia de todos os arquivos existentes no sistema e armazená-los em dispositivos ou estruturas remotas.Naturalmente, tal procedimento se torna inviável logo após a primeira execução; afinal, muito tempo e recursos de armazenamento são desperdiçados ao fazer cópias de arquivos duplicados.
3. Diferencial
O backup diferencial é um bom complemento para o tipo “completo”, no sentido de que ele pode ser adotado como uma rotina diária. Nesse caso, o objetivo é salvar arquivos criados ou editados após o último backup realizado.Sendo assim, ao fazer o backup completo você garante toda a integridade do sistema, enquanto os dados gerados posteriormente passam por um processo muito mais rápido e com baixo consumo de espaço em disco.
4. Incremental
Se a sua empresa trabalha com um grande volume de dados a ponto de o backup diferencial não ser o suficiente, uma solução confiável é o backup incremental.
Esse tipo de backup é utilizado para salvar os dados em tempo real, sempre que criados ou modificados pelo colaborador. A sua maior vantagem está nos recursos de automação, dispensando a necessidade de backups manuais (passíveis de erro humano).
Os benefícios do backup em nuvem
Empresas de diversas áreas possuem uma rotina marcada pelo fluxo de informações circulando em alta velocidade, tais como escritórios de advocacia, contabilidade, cartórios, hospitais, entre outros.
Uma solução segura e eficiente para otimizar essa constante rotina de backup está na computação em nuvem (cloud computing), a qual armazena os dados em servidores externos e / ou datacenters locais por meio da internet.
Os maiores benefícios da nuvem para a rotina de backup são:• disponibilidade — os dados são replicados em vários servidores pelo mundo;• confiabilidade — o processo é automatizado e virtual;• escalabilidade — os serviços de cloud computing são fornecidos sob demanda, encaixando-se perfeitamente às necessidades da empresa;• custos — a nuvem é uma grande aliada na redução de custos e está ao alcance de todas as empresas, independentemente do seu porte.
Fonte: Portnet