Uma das maiores dificuldades que os gestores encontram é dar feedback para sua equipe. Ou por ter dificuldade em expressar seu pensamento e dizer o que precisam do seu time sem causar desconforto, ou por não ser efetivo, ou seja, não mostrar resultados. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a dar feedback para sua equipe.
1- Seja assertivo: seja claro e objetivo na sua comunicação. Tentar florear o feedback dificulta a compreensão do que você está dizendo e tira o foco ações que precisam ser tomadas. Demonstre sua confiança na capacidade do colaborador em melhorar seu comportamento. Evite usar certos termos como “tente isso”, “espero que”, “se você” e substitua por “faça isso”, “sei que”, “quando você”.
2- Seja empático: deixe de lado os julgamento ao dar um feedback . A sua intenção não é dar bronca ou intimidar o seu time e sim fornecer ferramentas para que ele se desenvolva e melhore sua postura e resultados. É importante também mostrar aspectos positivos do comportamento da pessoa que está recebendo o feedback. Focar apenas no negativo aumenta a resistência em receber críticas.
3- Dê feedbacks imediatos: não espere para comentar sobre um trabalho ou uma atitude um mês depois do ocorrido. Isso não é eficiente, pois perde a relevância e cria um sentimento de “por quê você só está me falando isso agora? Já passou, não importa mais”.
4- Escute: da mesma maneira que é importante que o colaborador escute sem interrupções o que você tem a dizer, é imprescindível que haja um momento em que a pessoa possa se expressar e se sentir ouvida.
5- Acompanhe posteriormente: dar o feedback uma vez e nunca mais tocar no assunto não muda o comportamento de ninguém. Faça acompanhamento constante. Dar feedback tem que ser uma atividade sistemática e contínua. Demonstre a importância que você dá para a mudança de conduta e faça reforços positivos.
Diferenças entre feedback e avaliação de performance
Por último, lembre-se feedback não deve ser confundido com avaliação de performance. Feedbacks são constantes, rotineiros e visam corrigir ou melhorar comportamentos da sua equipe no dia a dia.
Avaliação de performance leva em consideração um período maior de tempo, e considera não só comportamento, como a qualidade do trabalho entregue, e está atrelado a estímulos financeiros ou de carreira.
Fonte: FNQ