O trabalho em casa poderá ser uma chance para você mostrar a todos da empresa suas habilidades de foco, produtividade, criatividade e relacionamento. A psicóloga e consultora de Recrutamento e Seleção Online, Ana Carolina Martins, preparou 5 dicas para você ser produtivo no Home Office.
1- Cumpra seu horário
A vantagem do Home Office é o tempo economizado no trajeto. Aproveite esse tempo para organizar seus horários, pois você poderá acordar mais tarde ou fazer uma atividade física em casa, alimentar-se melhor, assistir um vídeo motivacional ou um curso online gratuito. São muitas opções para aproveitar as horas em que estaria indo e voltando da empresa.
O Horário de trabalho precisa ser cumprido. Realize as atividades pessoais antes ou depois, para ficar totalmente centrado no trabalho e alcançar resultados, podendo ainda superar seu empenho, pois estará mais descansado.
2- Planejamento
Enumere todas as atividades, coloque-as em ordem de prioridade e sempre atualize o status quando finalizar.
Proponha reuniões de alinhamento e de fechamento de tarefas. Chame um colega de trabalho no “chat” para falarem sobre as atividades a serem realizadas, quando sentir que esteja perdendo o foco.
3 – Combine as regras
Facilmente, a sua mente estará vagando pela pia de louças a serem lavadas, os filhos irão pedir atenção, pois não entendem que você está em casa, no entanto, trabalhando e não sendo pai ou mãe. O cachorro vai pedir para brincar ou para passear e assim inúmeras situações podem te distrair. Converse e deixe explícito que você não poderá ser interrompido.
Escolha um local sem interrupções e comunique aos familiares que você está em horário de trabalho e que suas tarefas precisam ser entregues.
4 – Sigilo das Informações
As informações da empresa continuam sigilosas, mesmo que o ambiente tenha mudado. Sempre evite comentar questões profissionais com os familiares. Conseguir desligar-se ao término do horário de trabalho também é fundamental nesse processo.
Criar uma rotina com disciplina é fundamental para ter sucesso e para que o home office não vire um pesadelo.
5 – Criatividade
Proponha novas soluções, repense a rotina e os processos sugerindo melhorias. Compartilhe frases ou vídeos motivacionais, instigue toda equipe a ter atitudes de auto-responsabilidade e auto-gerenciamento. A empresa irá começar a vê-lo como uma pessoa resoluta e com intenções motivadoras para o time de trabalho.
Fonte: Gente e gestao rh