Conheça as principais etapas do planejamento estratégico e como fazer sua implementação de forma ágil e objetiva.
A maioria dos gestores sabe a importância do planejamento estratégico e reconhece que se trata do documento que norteará a empresa na busca por seus objetivos. Mas na hora de colocar a mão na massa, muitas vezes fica difícil organizar as informações e transformar ideias em um plano estruturado e fácil de passar para as equipes.
Por isso, preparamos este guia para você conferir quais são as etapas do Planejamento Estratégico e entender como elaborar um plano perfeito para o seu negócio de forma que todos os colaboradores entendam seu papel nessa história. Não deixe de conferir!
5 principais etapas do Planejamento Estratégico e sua implementação
As fases do planejamento estratégico obedecem a uma ordem lógica, que vai do estudo do negócio até a aferição dos resultados.
Veja os passos do planejamento estratégico e descubra como implementá-lo em sua empresa.
1 – Missão, Visão e Valores
O primeiro item da nossa lista das principais etapas do Planejamento Estratégico de uma empresa é comumente negligenciado por algumas marcas.
A Missão, visão e valores são aspectos que definem a identidade e o posicionamento da organização, servindo como base para a construção de um Planejamento Estratégico eficiente.
Vale lembrar que essas informações devem ser redigidas de maneira clara e estar disponíveis para todos os membros da empresa.
2 – Análise dos ambientes interno e externo
Um bom planejamento estratégico precisa considerar fatores internos e externos à organização e que exercem influência direta ou indireta nos processos da empresa.
Análise SWOT
Quando se pergunta quais as etapas do planejamento estratégico, a análise SWOT sempre é citada. Mas você sabe mesmo como ela funciona?
SWOT (ou FOFA) significa Forças (Strength), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
As Forças e as Fraquezas estão relacionadas ao ambiente interno da empresa. Já as Oportunidades e as Ameaças estão ligadas a fatores externos.
Exemplo:
Análise PESTEL
A análise PESTEL é mais focada no ambiente externo e considera 6 fatores macroeconômicos que podem impactar as atividades da empresa: Políticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos, Ecológicos e Legais.
Exemplo:
3 – Definição de metas e objetivos
O terceiro passo da nossa lista de etapas do Planejamento Estratégico é a definição de metas e objetivos, que precisam ser “inteligentes”.
Isso significa que as metas e os objetivos devem seguir o padrão SMART: Específicos (Specific), Mensuráveis (Measurable), Alcançáveis (Achievable), Relevantes (Relevant) e baseadas em um prazo (Time-based).
Exemplo de uma meta SMART:
“Diminuir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) para 27% nos próximos 12 meses”
4 – Definição do plano de ação
O plano de ação está relacionado à execução das estratégias; é ele que especifica o papel de cada colaborador e os recursos necessários para colocar em prática todas as ações previstas no planejamento estratégico.
Nesse sentido, a ferramenta 5W2H costuma ser muito útil durante essa etapa.
Exemplo:
5 – Mensuração e acompanhamento de resultados
Mensurar e acompanhar os resultados é o último item da nossa lista de 5 etapas do planejamento estratégico.
E, podemos dizer, uma das mais importantes do ciclo de planejamento estratégico.
Por isso, adotar mecanismos de monitoramento das etapas do Planejamento Estratégico é extremamente importante para saber se tudo o que foi planejado está evoluindo de acordo com o esperado ou se há necessidade de efetuar determinados ajustes.
Fonte:Mind Miners