Poucas coisas são tão irritantes no mundo dos negócios quanto reuniões desnecessárias ou improdutivas.
Se você já participou de uma delas, provavelmente irá concordar com a frase acima.
Devido à falta de habilidade de líderes em conduzir reuniões, perdem-se quantidades inacreditáveis de tempo, não só do próprio gestor, mas também da equipe.
Para piorar o quadro, em reuniões mal planejadas é comum não se chegar a lugar algum. Quero dizer que nenhuma decisão é tomada, nenhuma ação é especificada, nenhum plano é concretizado.
Diante desse cenário, se faça o seguinte questionamento. Você sabe conduzir reuniões?
Entenda que existem elementos fundamentais quando se fala em conduzir uma boa reunião, para citar alguns deles:
Ou seja, não há nada de aleatório ao planejar e conduzir reuniões, principalmente levando em consideração que devemos ter um profundo respeito pelo nosso próprio tempo e o dos outros.
De maneira geral, você pode seguir o seguinte roteiro para uma reunião eficaz:
Encare o roteiro anterior não como um guia absoluto, mas como uma ideia matriz sobre como conduzir reuniões.
Você pode usá-lo na íntegra, eliminar partes que se façam desnecessárias para o momento ou até mesmo adicionar temáticas novas.
Independentemente, torço para que você possa traduzir o conhecimento acima em ações significativas no sentido de uma melhor condução de reuniões e consequentemente uma melhor gestão e liderança na prática.
* Valdez Monterazo é Coach Executivo, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva.
Fonte: Administradores