A cloud computing vem revolucionando a maneira de muitas empresas fazerem negócios. Antes vista como ficção, hoje já é utilizada como estratégia de redução de custos, principalmente com relação a estruturas físicas, e como forma de aumentar a produção com qualidade.A cloud computing vem revolucionando a maneira de muitas empresas fazerem negócios. Antes vista como ficção, hoje já é utilizada como estratégia de redução de custos, principalmente com relação a estruturas físicas, e como forma de aumentar a produção com qualidade.
Mas ainda existem muitas dúvidas que pairam sobre a cabeça dos gestores, impedindo que eles migrem de fato os seus negócios para a nuvem. O quanto antes solucionarem essas dúvidas, mais rápido poderão aproveitar as vantagens que a estratégia oferece.
Então, para ajudar você, vamos responder agora os 6 principais questionamentos sobre cloud computing. Confira!
1. Cloud computing é o mesmo que virtualização?
Não. Apesar de ambos se relacionarem, não são a mesma coisa. Enquanto a virtualização se baseia no resultado da manipulação de hardwares por meio de um software específico no local, a cloud computing oferece uma estrutura com softwares de trabalho hospedado online, sem estrutura física (hardwares).
2. Que custos podem ser reduzidos com a nuvem?
Toda a sua estrutura física pode ser reduzida. Ao migrar os sistemas para a nuvem, a aquisição de servidores, manutenções e atualizações deles, bem como os equipamentos de refrigeração do ambiente não serão mais necessários.
Também não será preciso se preocupar com espaços para acomodar essa infraestrutura.
3. As operações na nuvem são escaláveis?
Sim. Fornecedores de cloud computing oferecem uma estrutura com espaços, recursos e ferramentas na medida certa para atender as suas demandas momentâneas, podendo ser expandida ou retraída conforme a necessidade.Com isso, você só paga pelos recursos e espaços que usar, tornando o serviço mais acessível e com valores mais justos.
4. Como saber se a cloud computing é segura?
Um bom fornecedor de cloud computing oferece recursos e procedimentos de segurança como a criação de senhas fortes e criptografadas, criptografia dos dados, acessos limitados a pessoas devidamente autorizadas, sistemas de backups automatizados e com cópias espalhadas por servidores auxiliares etc.Então, antes de escolher um fornecedor de cloud, verifique se ele oferece esses requisitos de segurança.
5. O que pode ser migrado para a nuvem agora?
A necessidade de cada empresa estabelecerá o que é importante migrar primeiro, mas recursos de armazenamento, segurança, balanceamento de carga, backup automático e e-mail corporativo podem ser potencializados com soluções cloud.Os benefícios da Cloud são notórios, e isso é comprovado pelo volume crescente de empresas que aderem a esse modelo.
6. Como criar uma estratégia de migração?
Migrar a sua infraestrutura de TI para a nuvem exige planejamento. Para isso, os passos essenciais são os seguintes:
• listar quais aplicações vão para a nuvem;
• definir e configurar os padrões de segurança para o acesso e proteção contra perda de dados;
• realizar testes na nuvem antes de migrar os sistemas e dados reais;
• treinar a equipe de profissionais envolvida no processo.
Lembrando que é sempre bom contar com o apoio de uma empresa especializada no assunto para garantir que todas as etapas desse processo sejam executadas com tranquilidade e segurança.
Agora que esclarecemos as principais dúvidas sobre cloud computing, você já pode dar início a um planejamento de migração com sucesso e promover um crescimento sustentável para o negócio.
Fonte: Portnet