Crise do abandono. Assim podemos definir o momento que as pessoas deixam de fechar uma compra online. Dados apontam que 78% dos compradores online tem deixado um site sem fazer o checkout e esses números só têm crescido.
Em dispositivos móveis, os números chegam a 85% e isso é motivo de alerta, pois o consumo móvel está em crescimento.
É fato que existem razões válidas para o abandono, porém muitos varejistas é que são os culpados por essa baixa conversão. Por isso, agora vamos trazer alguns motivos que fazem com que as pessoas abandonem uma compra.
1 – Custos ocultos
A principal razão que faz com que as pessoas desistam de uma compra é a existência de custos adicionais, ou seja, taxas de envio, impostos ou taxas de manuseio. Seu cliente tende a repensar a compra diante de novos custos.
A dica é deixar o valor calculado desde o começo e mais, deixe claro desde o começo que todas as taxas de envio estão evidenciadas e ofereça informações para que os custos fiquem mais baixos.
2- Experiências anteriores ruins
Algumas pessoas têm medo de efetivar as compras pela web, porque em algum momento já tiveram problemas. A fim de gerar um sentimento de confiança, a dica é que sua empresa gere um ambiente de confiança para que os clientes interajam no seu site.
Uma dica é apostar nas avaliações que os seus clientes fazem. Estudos comprovam que os consumidores confiam na sua empresa após terem lido várias avaliações de clientes que já comparam com você! Reúna feedbacks detalhados para que a imagem da sua empresa seja completa.
3- Evite exigir a criação de uma conta
22% dos clientes vão deixar de fazer uma conta se for preciso criar uma conta no seu site. Além de ser demorada, clientes consideram desnecessária, pois às vezes a pessoa pode não efetivar outra compra em sua página.
Ofereça incentivos atraentes, pois assim seu cliente poderá criar a conta. É fato que para o varejista a criação da conta é importante, mas como para o cliente não é, a dica é dar pontos de fidelidade, personalização e presentes de aniversário para fazer com que a pessoa faça sua conta.
4- Sem estoque
Para evitar que seu cliente abandone a compra, sugerimos que você coloque alertas sobre a quantidade de peças em estoque. Tal ação fará com que o checkout aconteça de forma mais rápida.
5- Descomplique seu checkout
Diminua as caixas de preenchimento e as etapas, pois isso impede que seu cliente feche a compra. Saiba que as compras online são feitas de forma impulsiva e por conveniência, pois as pessoas compram por ser muito mais fácil.
Por isso, o seu checkout precisa ser simples. Aposte em ferramentas inteligentes que tornem as coisas mais simples. Lembre-se que quanto mais etapas, mais chances o cliente tem para desistir.
6- Política de devolução deve ser satisfatório
Muitos clientes abandonam a compra, porque tem a impressão de que terão dificuldades para trocar ou retornar um produto. Por esse motivo, é fundamental oferecer uma ótima política de devolução! Tenha em mente que sua política de devolução precisa ser clara e compreensível, pois assim os clientes não sofrerão com problemas inesperados.
7- Atenção com as questões de segurança
A cada ano cresce o número de violações e devido a isso, os consumidores têm receio de comprar pela internet. Por isso, o melhor é fazer uso de sistemas que integrem seguranças e técnicas de criptografia, pois isso vai impedir a invasão de dados e evitar que os clientes abandonem a compra por terem receio.
Evidencie ao cliente que os dados são criptografados. Caso sua empresa tenha certificações de segurança, mostre, pois assim eles ficam menos preocupados.
Fonte: Administradores
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