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7 passos para elevar a maturidade de TI da sua empresa

19 de junho de 2019 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

O mundo está cada vez mais rápido e conectado e as empresas estão correndo atrás das mudanças para alcançar novos patamares. Na maioria das vezes, cabe ao gestor de TI mostrar ao alto escalão as vantagens de buscar novos processos de automação, deixando para trás velhos hábitos como a análise de dados em Excel.

Para isso, é preciso iniciar com avaliação do grau de maturidade de TI de sua empresa. Fazer isso é importante para verificar como se pode automatizar os processos com ferramentas estatísticas, por exemplo.

Veja como nas dicas a seguir:

1 – A importância da análise de dados
Segundo o IDC, até 2020, 55% das infraestruturas e softwares serão baseadas em ofertas de nuvem. É a cloud computing que cada vez mais vai suportar plataformas e o próprio Big Data, com uma imensidão de dados gerados diariamente.

A solução para integrar todas estas informações é a adoção de uma ferramenta que converse com outros sistemas e extraia deles as informações para sua estratégia de negócios: uma solução de Business Intelligence. Com ela a gestão de informações fica mais eficiente e facilita a análise de dados.

2 – Implementando BI na sua empresa
Com uma ferramenta de BI moderna, que use tecnologia atual e conceitos como a análise preditiva, você pode ter dados de sistemas legados ou de mercado, de redes sociais e outras tantas plataformas, totalmente integrados.

Isso vai permitir a análise conjunta dos mais diversos fatores que interferem no desempenho da sua empresa e vai gerar insights preciosos que a levarão a fazer um excelente uso da transformação digital.

Não importa o segmento de atuação, com a plataforma de BI suas dúvidas serão resolvidas. A capacidade de respondê-las é o que vai ratificar a maturidade de TI e da sua empresa na digitalização dos negócios.

3 – Comprometimento da direção
Apesar de não ser o responsável exclusivo pela digitalização, você enquanto gestor de TI precisará agir para viabilizar o processo e ajudar sua empresa a desenvolver essas habilidades.

A primeira etapa para iniciar a transformação digital é comprometer e conseguir o apoio da direção da empresa. É preciso mostrar que a tecnologia hoje é um investimento fundamental para a sustentabilidade e crescimento de um negócio.

Mostre sempre que as ações de TI precisam estar alinhadas ao planejamento estratégico da empresa e também como o cumprimento dos objetivos traçados estará diretamente ligado às inovações tecnológicas.

4 – Alinhamento com as áreas de negócio
Para que a participação da TI seja decisiva é essencial que se alinhe com as outras áreas da empresa. Desde o processo mais simples a ser automatizado até a mais complexa pesquisa utilizando Big Data, todas as demandas devem ser avaliadas, discutidas, ponderadas e definidas entre as áreas solicitantes e a TI.

O mais importante é que as definições alinhadas sempre estejam de acordo com a missão, a visão e os valores da empresa. Isso é absolutamente fundamental para o sucesso e o retorno positivo dos projetos implantados.

Um fator muito importante é a empresa possuir um profissional funcional, que faça a comunicação entre área de negócio e TI.

5 – Adotar uma cultura colaborativa
A colaboração entres os times tem sido cada vez mais disseminada, entendida como diferencial em produtividade e resultados. Numa empresa colaborativa, todos são incentivados a expor seus conhecimentos, opiniões e ideias, promovendo um ambiente de aprendizado constante. Inclusive, ao adotar a cultura colaborativa, muitas empresas conseguiram reduzir suas taxas de erro em 75% e aumentar a produtividade em 10%.

6 – Buscar inovação constantemente
A busca da inovação constante deve nortear as ações estratégicas do gestor de TI. Então, busque desenvolver uma ampla visão sobre o negócio e acompanhe as inovações tecnológicas, tendo sempre em mente a promoção de mudanças, tanto culturais quanto em processos. Com maior colaboração e integração será mais fácil entrelaçar negócios e tecnologia para projetos estratégicos.

As consultorias de mercado que estão sempre em busca de novas tecnologias podem ser fortes aliadas. Como o objetivo delas é sempre buscar novas soluções que se apliquem em diversos segmentos, sua empresa pode se beneficiar dessas tecnologias inovadoras.

7 – Buscar parcerias estratégicas
Você pode contar com parceiros para viabilizar ações importantes na TI. Servidores de aplicação e hospedagem de bancos de dados, entre outros requisitos de infraestrutura, podem ser terceirizados. Ou você pode ter uma empresa de consultoria que ajude nisso. Na busca de dados integrados, outro grande desafio da transformação digital, também é possível contar com parceiros especializados e com grande experiência no mercado.

A transformação digital é realidade e as empresas que quiserem sobreviver no mercado têm de adotá-la. Será preciso que os líderes de TI e os diversos setores da empresa se posicionem como agentes de mudança nesse processo.

Erico Aleixo — Diretor de tecnologia e soluções na Inteligência de Negócios (IN).

Fonte: Administradores

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