A Microsoft publicou a nova Build 23481 do Windows 11 em seu canal voltado para desenvolvedores. Embora apresente novidades interessantes, como melhorias no recurso Ink e um novo widget para foco, o que chamou atenção de fato foi a remoção de nove funções do Explorador de Arquivos.
De acordo com a companhia, a intenção é deixar o aplicativo mais “limpo” e isso implica abrir mão de funções consideradas antigas — sendo que parte delas é “herança” de versões anteriores do sistema operacional. Outra justificativa dá conta de que essas mesmas nove ferramentas não estavam sendo usadas com frequência pelos usuários do Windows 11.
Confira abaixo uma lista com todos os recursos do Explorador de Arquivos retirados do Windows 11 na Build 23481:
Para evitar que alguns usuários se desapontem com as mudanças, a Microsoft informou que os recursos podem ser reativados através de chaves de registro. Por se tratar justamente de uma Build sujeita a feedbacks da comunidade, é possível esperar mais alterações como essas — ou até mesmo passos atrás, como aconteceu com o botão iniciar no Windows 8 há quase 10 anos.
Aliás, o Explorador de Arquivos recebeu outras melhorias, que você pode conferir na íntegra no post do blog da Microsoft (blogs.windows.com). Lembrando também que a ferramenta está de cara nova e mais informativa, de olho em melhorar a experiência do usuário na hora de fazer pesquisas no armazenamento do computador.
Fonte: Canal Tech