Aprenda os sinais que mostram que você foi ou está sendo vítima de um crime cibernético.
Nos últimos tempos, as chances de ter as suas informações pessoais roubadas na internet são muito altas. O roubo de identidade afeta milhões de pessoas todos os anos. Vazamentos massivos de dados estão acontecendo com cada vez mais frequência. Os ladrões cibernéticos podem usar qualquer coisa, desde um roubo de senha a uma foto de um documento* para roubar a sua identidade. E uma vez que a sua identidade é roubada, pode levar anos para o problema ser resolvido, além de que pode realmente atrapalhar as suas finanças.
Você pode já ter tomado medidas para prevenir ou monitorar o roubo de identidade online, mas e se você suspeita que a sua identidade já foi roubada? Aqui estão algumas dicas que podem ajudar.
9 sinais de alerta de que a sua identidade foi roubada
1. Alertas de login desconhecidos
Quando você faz login em suas contas usando um novo dispositivo, alguns dos maiores sites e serviços da web podem enviar notificações. Se o local, o horário ou o dispositivo forem desconhecidos, outra pessoa pode estar usando seu nome e sua senha.
2. Incapaz de acessar seu Apple ID
Os golpes de phishing via Apple ID têm aumentado. Sua conta contém todos os seus dados de contato pessoal, detalhes de pagamento e informações de segurança de acesso ao serviço. Se a senha do seu Apple ID foi solicitada em um e-mail, mensagem de texto ou chamada telefônica, é provável que tenha sido um golpe de phishing.
3. Mudanças misteriosas no seu crédito
Cibercriminosos podem conseguir clonar seu cartão de crédito e fazer compras em seu nome. Portanto, fique atento às mensagens e notificações da sua operadora.
4. Atividade suspeita em seus extratos financeiros
Se você viu compras ou transações que não fez, você pode estar sendo vítima de roubo de identidade. Entre imediatamente em contato com o seu banco se encontrar alguma surpresa em seus extratos.
5. Ser cobrado por procedimentos médicos que não realizou
Os ladrões de identidade médica podem tentar usar a sua identidade para fazer reivindicações de seguro ou reembolsos fraudulentos. Se você recebeu informações sobre tratamentos médicos, procedimentos ou medicamentos que você não reconhece, fique alerta.
6. Negação de cobertura de saúde
Se seus registros médicos listarem uma condição que você não tem ou se você foi rejeitado por uma reclamação legítima, um ladrão de identidade pode ter se infiltrado em seus registros para cometer fraudes.
7. Negação de um empréstimo ou crédito
Isso nem sempre é uma indicação de roubo de identidade, mas se você estiver qualificado para um empréstimo, a negação pode indicar que alguém está usando sua identidade para cometer fraudes.
8. Recusa de devolução de imposto de renda
Se um ladrão de identidade tiver feito uma declaração fraudulenta, você pode descobrir que “alguém” já fez a sua declaração.
9. Sendo assediado por cobradores de dívidas
Agências de cobrança começarão a ligar e a visitá-lo se um ladrão de identidade estiver usando seu crédito e ninguém estiver pagando por eles.
Após perceber que seus dados pessoais foram expostos ou comprometidos, você precisa alterar todas as senhas das suas contas e cancelar ou bloquear seus cartões de crédito e bancário. Essas etapas importantes de segurança são sua primeira defesa contra fraudes de identidade cometidas em seu nome.
Fonte: Avast Blog