Você já reparou que muitos dos problemas entre as pessoas se deve a falhas de comunicação? E-mails ou mensagens de texto escritos de forma incorreta ou confusa, mensagens mal interpretadas, conversas e feedbacks realizados de maneira inadequada podem gerar conflitos e dificultar a fluidez de um trabalho de excelência no dia a dia profissional.
A comunicação é fundamental na vida e a habilidade comunicacional é uma característica imprescindível no mercado de trabalho atual. Podemos dizer que existem 3 estilos básicos de comunicação: a passiva, a agressiva e a assertiva. A comunicação assertiva é o estilo de comunicação mais eficiente e desejável nas empresas e pode ser uma ferramenta importante na evolução da sua carreira.
Esta forma de comunicação diz respeito à capacidade de expressar necessidades, preferências, emoções e ideias de forma clara, transparente, confiante, segura e respeitosa com o outro. Esse tipo de comunicação facilita os relacionamentos, diminui conflitos e desentendimentos, evita o retrabalho, aumenta a produtividade, melhora o ambiente e clima organizacional e fortalece a confiança entre as pessoas, aspectos fundamentais para o bem-estar e a saúde emocional. E como conseguir isto?
Para que você possa se comunicar de forma assertiva alguns aspectos precisam ser desenvolvidos. Um deles é a inteligência emocional, que nos permite reconhecer e lidar com as próprias emoções, ter empatia e agir de forma coerente e equilibrada. Além disto, ao se comunicar, preste atenção a estes pontos:
Lembre-se que mudar a forma de se comunicar é possível, com intenção e dedicação… e isso pode fazer toda a diferença nos seus relacionamentos pessoais e profissionais!
Fonte: Rh pra Você