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Algoritmo do Google: como funciona o maior buscador do mundo?

Algoritmo do Google: como funciona o maior buscador do mundo?

23 de agosto de 2022 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Leia este artigo completo para entender tudo o que você precisa saber sobre o algoritmo do Google.

Ei, psiu! Este artigo estará em constante atualização, salve o link nos seus favoritos e não perca nenhuma novidade.

Nem todo mundo sabe, mas o Google faz mudanças em seus algoritmos todos os dias! Por ano, a própria empresa já declarou fazer mais de 300 alterações e, todas com o objetivo principal de melhorar a experiência do usuário.

Inclusive, a experiência é algo tão importante que existem diversos recursos da ferramenta que diminuem a autoridade de determinados sites, caso seja identificado que eles utilizam práticas de manipulação para conseguir boas colocações nos rankings de pesquisa.

Por isso, você precisa saber como funciona o maior buscador do mundo: conhecer quais foram as principais atualizações e também, quais as mais recentes, é uma excelente maneira de se preparar e otimizar seu site para alcançar posições de destaque nas pesquisas. Desse modo, você não pode deixar de conferir esse artigo!

Aprenda neste artigo:

  • como o algoritmo do Google funciona;
  • quais as principais atualizações do algoritmo do Google;
  • como identificar os impactos causados pelas atualizações do algoritmo;
  • o que fazer caso a queda do seu site seja justificada por mudanças no algoritmo do Google?;
  • como manter relevância no Google mesmo com mudanças do algoritmo.

Atualização de conteúdo útil: Porque ela pode ser uma das mudanças mais significativas em mais de uma década

A nova atualização será um grande marco nas mudanças de algoritmo de busca, justamente porque irá focar seus esforços em reconhecer quais conteúdos foram produzidos apenas para conquistar um bom ranqueamento nos buscadores. Ou seja, as produções que não tiverem aprofundamento e abordam seus temas com a finalidade de esclarecer as dúvidas dos usuários terão grandes chances de serem impactadas negativamente, perdendo colocações no Google.

Segundo o próprio Google é um:

“esforço contínuo para reduzir o conteúdo de baixa qualidade e facilitar a localização de conteúdo que pareça autêntico e útil na pesquisa”.

A atualização de conteúdo útil é um algoritmo em todo o site

A nova atualização de conteúdo útil irá afetar todo o site. Ou seja, todas as páginas serão submetidas às análises do algoritmo, podendo interferir na classificação geral do seu domínio.

Então, não adianta apenas investir na produção de conteúdo qualificado em seu blog. É preciso criar bons textos nas páginas de serviço, na aba institucional e de produtos também!

O Google disse que “remover conteúdo inútil pode ajudar na classificação de seu outro”.

Quando a atualização de conteúdo útil do Google será lançada?

A partir da próxima semana, de 22/08 até 26/08, a atualização terá sido lançada, podendo levar até duas semanas para ser finalizada. No entanto, esse lançamento será válido somente inicialmente para pesquisas em inglês globalmente.

Mas, atenção! O Google já informou que planeja expandir para outros idiomas no futuro. Então, se você não investe em conteúdo de qualidade para o seu site, seja tanto em páginas de produtos, quanto para artigos para seu blog, ainda há tempo para se preparar. Não espere suas colocações despencarem para criar um plano de ação!

De acordo com o Google:

“Sites identificados por esta atualização podem encontrar o sinal aplicado a eles por um período de meses. Nosso classificador para esta atualização é executado continuamente, permitindo monitorar sites recém-lançados e existentes. Como determina que o conteúdo inútil não retornou a longo prazo, a classificação não será mais aplicável.”

Tipos de conteúdo da atualização de conteúdo útil

Segundo o Google, os tipos de conteúdo que podem ser os mais afetados são:

  • materiais educativos;
  • artes e entretenimento;
  • compras;
  • tecnologia.

Mas, não se trata de uma seleção do buscador, a razão para esses conteúdos serem mais afetados está no fato deles serem, historicamente, produzidos em maioria para conquistarem colocações nos buscadores.

“Se você pesquisar informações sobre um novo filme, talvez já tenha encontrado artigos que agregavam resenhas de outros sites sem adicionar perspectivas além do que está disponível em outros lugares da web. Isso não é muito útil se você espera ler algo novo. Com esta atualização, você verá mais resultados com informações exclusivas, então é mais provável que você leia algo que nunca viu antes.” – Afirmação do Google para Search Engine Land.

No Twitter, Danny Sullivan, contato de pesquisa do Google, foi questionado a dar mais detalhes sobre a atualização:

“Geralmente tutorial, coisas destinadas a ensinar algo, não cursos realmente formais. Mas, novamente, não é focado em nenhuma área específica. Esse é apenas um exemplo em que vemos melhorias notáveis, mas existem outros e qualquer consulta sobre qualquer coisa pode se beneficiar.”

Como criar conteúdo humanizado segundo o Google

Em sua página de ajuda “O que os criadores de conteúdo devem saber sobre a atualização de conteúdo útil do Google”, o buscador compartilhou algumas perguntas essenciais que você fazer ao produzir um novo material para o seu site:

  • Você tem um público existente ou pretendido para sua empresa ou site que acharia o conteúdo útil se chegasse diretamente a você?;
  • Seu conteúdo demonstra claramente experiência em primeira mão e um profundo conhecimento (por exemplo, experiência que vem de ter realmente usado um produto ou serviço ou visitado um lugar)?;
  • Seu site tem um propósito ou foco principal?;
  • Depois de ler seu conteúdo, alguém sairá sentindo que aprendeu o suficiente sobre um tópico para ajudar a atingir seu objetivo?;
  • Alguém lendo seu conteúdo vai deixar a sensação de ter tido uma experiência satisfatória?;
  • Você está levando em consideração nossas orientações para atualizações principais e análises de produtos?.

Como o algoritmo do Google funciona

A quantidade de informações disponíveis na internet é quase imensurável. Então, para que os usuários possam encontrar facilmente e rapidamente as respostas para o que eles buscam, o Google criou sistemas de classificação, compostos por diversos algoritmos.

Mas, não para por aí! O buscador também aplica um peso diferente a cada fator, levando em conta a natureza da consulta. Uma pesquisa relacionada a uma notícia, por exemplo, terá resultados que tiveram um foco maior na última atualização do conteúdo.

O Google é o maior buscador do mundo, então, seu padrão de qualidade é muito criterioso. Pelo mundo todo estão espalhados avaliadores externos de qualidade da pesquisa, treinados pela empresa, que realizam testes em tempo real.

Os cinco principais fatores

Mas, de forma geral, o que eles analisam? Para que você possa compreender, de maneira mais simples, como funciona o grande sistema da ferramenta, listamos cinco dos principais fatores que servem para determinar quais resultados aparecem para os usuários:

Análise de palavras

Ao tratar de um assunto delicado, você muito provavelmente já deve ter ouvido alguém falar “escolha muito bem suas palavras”. Afinal, uma palavrinha diferente poderia dar um sentido completamente diferente do que você tinha a intenção de dizer, não é mesmo?

Bem, o Google passou mais de cinco anos desenvolvendo uma tecnologia que fosse capaz de entender essas sutilezas em nosso vocabulário, até mesmo reconhecer significados, mesmo com erros de digitação. Dessa maneira, quando um usuário pesquisa coisas mais específicas, ele poderá receber exatamente aquilo que deseja.

Correspondências de pesquisa

Neste fator, as palavras-chave utilizadas nos conteúdos são muito importantes para o ranqueamento. Além, é claro, do quão relevante são as informações presentes nas páginas.

Segundo o próprio Google: “Quando você pesquisa “cachorros”, provavelmente não está procurando uma página com a palavra “cachorros” escrita centenas de vezes. Tentamos descobrir se a página contém uma resposta à sua consulta e não apenas repete os termos pesquisados.”

Classificação de páginas úteis

Aqui, a preocupação do Google é mostrar páginas com boa reputação. Ou seja, que possuem outros conteúdos de qualidade para o usuário ou já estão com alguma página em boa colocação em seu ranque, por exemplo.

São vários pontos levados em consideração, que agregam na experiência do usuário, como:

  • tempo de carregamento da página;
  • links pertinentes ao conteúdo;
  • se outros websites importantes sobre o assunto também tiverem links para a página;
  • a data de criação dos conteúdos.

Exibição de melhores resultados

Para garantir que todos tenham acesso às informações de maneira positiva, o buscador avalia se o conteúdo é completo e se a página possui responsividade para dispositivos móveis.

Além de verificar se o mesmo padrão de qualidade contempla diferentes navegadores e velocidade de conexões de internet.

Interpretação de contexto

O fator de interpretação de contexto possui grande relação com a personalização da experiência do usuário. Para aqueles que permitirem que a ferramenta tenha acesso a sua localização e utilização de apps, por exemplo, o Google terá mais facilidade para indicar resultados que façam mais sentido para seus perfis.

As principais atualizações do algoritmo do Google

O algoritmo do Google muda constantemente, desde a primeira atualização – em 2003 – os updates têm sido cada vez mais frequentes, buscando sempre melhorar a experiência do usuário.

Essas mudanças podem causar impactos nas métricas do seu site e, se você não as acompanhar, pode não entender o motivo desses impactos e procurar correções sem entender o problema.

Fonte: Agência Mestre

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