Please enable JS

Blog

Ambiente SPED e as Razões Auxiliares

21 de setembro de 2022 / Inteligência Fiscal / por Comunicação Krypton BPO

Neste artigo, o especialista comenta sobre as obrigações acessórias da ECD e os desafios enfrentados pelos profissionais da contabilidade que não atuam nessa área.

A entrega da obrigação acessória Escrituração da Contabilidade Digital (ECD) societária, lembra as pessoas envolvidas no processo de geração dos livros digitais dos Razões Auxiliares no âmbito da contabilidade. 

Nem sempre quando tratamos do tema de suporte aos saldos contábeis temos a clareza das Razões Auxiliares do âmbito tributário. Tenho apresentado o tema em sala de aula nos cursos de pós-graduação. Ainda há surpresas.

Nem todas as pessoas que atuam no atendimento desta demanda têm a percepção alinhada em relação às contas que exigem Razões Auxiliares para apresentar seus saldos no balanço/balancete. O que causa surpresas é falar em cruzamentos de obrigações acessórias em relação à ECD.

Por exemplo, quando apresentamos um saldo de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a recolher na peça contábil, onde estaria sua explicação de saldo? A razão pela qual o saldo apresenta determinados valores estaria explicado onde, senão no seu Razão Auxiliar, ou seja, na EFD-ICMS/IPI?

No dia último dia 13 de setembro, estive no palco da abertura do Congresso Brasileiro de Contabilidade Online (CONBCON). Dividi o palco com outras pessoas (pensadores e pensadoras) sobre a contabilidade. 

A partir da minha posição de tributarista do ambiente digital, lancei novamente o tema utilizando o infográfico abaixo. Esta imagem foi criada por mim no ano de 2018 por conta de um artigo publicado num livro. A ideia foi apontar as relações entre os módulos e a contabilidade digital – ECD.

Fonte: Contábeis

Posts relacionados

abc