Celulares Google Pixel e modelos das chinesas Xiaomi, OnePlus, OPPO e Realme já estão prontos para a nova versão. Sistema deve chegar nos próximos meses em mais aparelhos.
O Google começou a liberar nesta terça-feira (8) a atualização para o Android 11, nova versão do seu sistema operacional.
Ele será disponibilizado primeiro para celulares Pixel, fabricados pelo próprio Google, e para alguns smartphones das fabricantes chinesas Xiaomi, OnePlus, OPPO e Realme. Nenhum deles é vendido oficialmente no Brasil.
O Google diz que outras marcas devem lançar e atualizar dispositivos nos próximos meses. A tendência é que, aos poucos, smartphones mais recentes recebam o Android 11.
Novidades do Android 11
Uma das principais mudanças no Android 11 está no controle das notificações. Aplicativos de mensagens terão uma seção dedicada, separando conversas de outros avisos.
Outra novidade relacionada a conversas é o lançamento de uma nova função, chamada Bubbles. São bolinhas flutuantes que ficam nos cantos da tela, parecidas com as do Facebook Messenger.
Esse recurso vai permitir responder a mensagens sem precisar alterar entre o aplicativo que está aberto no momento e o que contém a mensagem.
O controle de mídia foi reformulado: a partir do menu de notificações será possível alternar entre o fone de ouvido e um alto-falante Bluetooth com um toque ou enviar um conteúdo para a televisão, por exemplo.
O Android 11 também tem uma ferramenta de gravação de tela integrada, recurso disponível há muito tempo no sistema da Apple e em alguns celulares Android – fabricantes personalizam o sistema do Google.
Para garantir integração com dispositivos conectados, há uma mudança no menu que aparece ao segurar o botão liga/desliga: quando ele surgir, será possível acessar o controle de dispositivos inteligentes como tomadas e lâmpadas.
Mudanças de privacidade
O Android agora passa a adotar o modelo de permissões únicas de acesso aos recursos do telefone.
Por exemplo, a partir da nova versão será possível garantir que um app tenha acesso à câmera, contatos, microfone ou local apenas uma vez — uma função que já estava disponível no iOS, sistema operacional do iPhone.
Assim, o acesso precisa ser garantido toda vez que o aplicativo for utilizado.
O Android 11 também vai redefinir as permissões de um aplicativo que não for utilizado por um longo período de tempo e vai enviar um aviso ao usuário sobre isso.
Quando meu smartphone será atualizado?
O anúncio do Google significa que o Android 11 chegou a sua fase final de desenvolvimento e já pode começar a ser liberado.
A data de atualização depende da fabricante do seu celular, que muitas vezes modifica funções do sistema e, por isso, precisa de mais tempo para fazer adaptações.
As empresas devem anunciar os planos de atualizações nos próximos meses.
Os modelos que recebem o Android 11 a partir de hoje são:
Fonte: G1
Imagem: Lisa Fotios from Pexels