Novidades do Android 11 incluem melhorias de privacidade e recursos para facilitar a comunicação entre pessoas
O lançamento ocorre uma semana após a data prevista originalmente para o anúncio oficial do sucessor do Android 10 — o evento foi adiado em consequência dos protestos antirracismo que ocorrem nos Estados Unidos — e quase quatro meses depois de o Google disponibilizar a prévia do sistema para desenvolvedores. A versão de testes do novo Android já pode ser baixada em smartphones a partir do Pixel 2, e estará disponível para mais celulares a partir das próximas semanas.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Notificações
Entre os recursos disponíveis no Beta do Android 11 está uma nova forma de gerenciar notificações. O sistema coloca todos os alertas referentes a conversas de aplicativos de mensagens em uma área dedicada, com o objetivo de facilitar a visualização dos chats. Também é possível marcar uma conversa como prioritária, para que ela apareça na tela bloqueada do celular mesmo se a opção “Não Perturbe” estiver ativada no novo Android.
Outro destaque da versão de testes do Android 11 vai para a possibilidade de ativar notificações em formato de bolhas. A nova função utiliza o recurso Bubbles, originalmente anunciado no Android 10, e permite responder às mensagens sem sair do aplicativo que estiver sendo utilizado, como já ocorre com o Facebook Messenger. Ao tocar na bolha, é aberto um balão para a conversa sem que seja necessário interromper a tarefa atual.
Casa conectada
O Android 11 também traz, em sua versão experimental, recursos para gerenciar dispositivos inteligentes em uma casa conectada. Ao pressionar e segurar o botão de energia do smartphone, é possível acessar controles para regular a temperatura ou acender as luzes, evitando a necessidade de acessar aplicativos individuais. O menu do novo Android também reúne métodos de pagamento ou cartões de embarque que estejam cadastrados no celular.
Privacidade
Como melhoria na privacidade dos usuários, o Android 11 passa a permitir que seja concedida uma permissão única de acesso a recursos sensíveis como câmera, microfone e localização. Quando um aplicativo solicita acesso à câmera do celular, por exemplo, é possível permitir a utilização do recurso apenas uma vez. Com isso, o app deverá solicitar novamente a permissão na próxima vez em que for necessário o acesso.
Fonte: Tech tudo
Imagem: andrekheren por Pixabay