Please enable JS

Blog

Banco Central adia para outubro implementação da terceira fase do 'open banking'

Banco Central adia para outubro implementação da terceira fase do ‘open banking’

31 de agosto de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Cliente poderá autorizar instituição a iniciar pagamento em seu nome usando o PIX. Novidade passaria a valer na segunda, mas foi adiada em razão de atrasos em ajustes técnicos.

O Banco Central informou nesta sexta-feira (27) que adiou o início da fase três do “open banking”. Quando implementado, o sistema permitirá que os clientes bancários compartilhem dados bancários e históricos de transação com outras instituições.

A primeira etapa da fase 3 começaria na próxima segunda-feira (30), mas foi adiada para 29 de outubro deste ano.

Segundo o Banco Central, o adiamento foi necessário para “ajustes nas especificações técnicas, que comprometeu o prazo para realização de testes para a certificação das instituições”.

A terceira fase prevê o compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento e o encaminhamento de proposta de operação de crédito entre instituições financeiras.

Ou seja, o cliente poderá autorizar uma instituição a iniciar pagamento em seu nome e um correspondente bancário a enviar proposta de crédito para o banco de preferência.

A fase três é dividida em algumas etapas. Com relação às formas de pagamento, as novas possibilidades poderão ser iniciadas via “open banking” pelo seguinte cronograma:

  • 29 de outubro: pagamento com PIX
  • 15/02/22: pagamentos com TED e transferência entre contas na mesma instituição
  • 30/06/22: pagamento de boletos
  • 30/09/22: pagamentos com débito em conta

Já para a modalidade de encaminhamento de proposta de crédito, a data prevista de implementação é 30 de março de 2022.

A partir dessa data, clientes poderão em ambientes eletrônicos solicitar propostas de crédito, como empréstimos e financiamentos, a várias instituições (bancos, financeiras, cooperativas, por exemplo) ao mesmo tempo.

Segundo o Banco Central, com a fase três implementada, ficará mais fácil comparar taxas, prazos e outras condições de crédito.

Ainda de acordo com o BC, o compartilhamento das informações só poderá ser feito com a autorização do cliente e se for informada a finalidade e o prazo de uso dos dados. O usuário também tem direito de cancelar a qualquer momento.

O “open banking” começou a ser implementado no Brasil em fevereiro deste ano, com o compartilhamento de informações sobre os produtos oferecidos pelas instituições financeiras. A fase dois começou em 13 de agosto, com o compartilhamento de informações do consumidor.

Já na quarta fase, com previsão de início em 15 de dezembro, será possível o compartilhamento de dados de serviços como operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência complementar aberta.

“O Banco Central reforça o seu compromisso para que o ‘open banking’ alcance os seus objetivos, de forma segura e efetiva para os clientes das instituições participantes, permanecendo vigilante no processo de sua implementação”, diz a instituição em nota.

Fonte:G1

Posts relacionados

BYD supera Tesla em receita e avança com carros híbridos e tecnologia de ponta

26 de março de 2025 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Tecnologia da Meta promete transformar mensagens pensadas em escritas; confira

24 de março de 2025 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Inteligência artificial aponta áreas mais vulneráveis a deslizamentos de terra

25 de fevereiro de 2025 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

DeepSeek: nova IA chinesa mais barata gera pânico em big techs

28 de janeiro de 2025 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Os golpes mais comuns da internet: saiba quais são

22 de janeiro de 2025 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Resposta da Meta causa “grave preocupação”, diz AGU

16 de janeiro de 2025 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc