A indecisão da contratação ou não de um profissional ou uma empresa de consultoria para realização de trabalhos por tempo determinado é uma constante nos empresários.
Quanto vai custar? Será que precisamos? Vai ser uma despesa a mais… Qual benefício vamos ter? Sempre conduzimos a empresa sem essa necessidade…, essas são com certeza as questões mais comuns quando surge o tema: precisamos de uma Consultoria/Assessoria Empresarial.
Diante disso, vamos esclarecer!
Com certeza, ter o diagnóstico de um especialista, pode validar que a gestão esta ocorrendo e sob controle ou não, e se a empresa precisa redefinir seu conceito de gestão, implantando controles, procedimentos, definindo responsabilidades, prazos e metas, entre outras ações.
Quanto ao custo, é um ponto a ser negociado entre as partes, os números variam em razão das necessidades da Contratante e as qualificações do Contratado, porém, um cuidado é fundamental, ao contratar/selecionar é importante que seja um profissional de consultoria ou uma empresa de consultoria/assessoria, isso porque é muito comum ouvirmos de clientes que outros “consultores” já haviam iniciado trabalhos na empresa, porém, interromperam porque foram convidados a voltar ao mercado de trabalho (CLT) e com isso abortaram o projeto com o cliente; ai sim o custo fica caro, pois deverá ser reiniciado.
O mercado está cada vez mais competitivo, é fundamental que a empresa faça exercícios buscando identificar oportunidades de melhorar seus resultados, sejam com aumento de vendas, com novos mercados, clientes, produtos ou mesmo internamente buscando identificar seus custos e despesas, otimiza-los e reduzi-los, para isso é importante ter informações.
Com certeza quando a análise das informações é feita de maneira profissional é possível definir estratégias que serão benéficas a empresa, como: redução de custos, melhoria nos controles, identificação de oportunidades e até mesmo a capacitação da equipe de colaboradores.
Com isso, fica claro que vale a pena discutir com um profissional da área, apresentar as necessidades da empresa e conhecer suas qualificações profissionais para que um bom trabalho possa ser realizado na empresa.
Fonte: Abracem