Pix poderá ser usado direto no app da Carteira do Google, permitindo gerenciar diferentes contas bancárias; C6 Bank e PicPay serão as primeiras instituições compatíveis
O Google anunciou, nesta terça-feira (30), que a Carteira do Google oferecerá pagamentos via Pix no Brasil. Atualmente, o aplicativo do Google Pay permite fazer pagamentos por cartões de crédito e débito, mas, em breve, haverá uma área Pix na plataforma para realizar transações instantâneas e gerenciar chaves de diferentes bancos. A empresa está realizando o lançamento com duas empresas parceiras: C6 Bank e PicPay. Num primeiro momento, será necessário ter uma conta nesses dois bancos e o aplicativo instalado no mesmo aparelho da Carteira para usar a novidade.
O lançamento do serviço será feito a partir de pequenos grupos de clientes das instituições parceiras, para transações com um limite menor afixado, e deve ser expandido ao longo dos meses. Ainda não há previsão de data para a chegada da modalidade a todos os correntistas dos bancos, nem de outras instituições — mas o Google afirma que está disponível para outras parcerias. A seguir, confira mais detalhes sobre a novidade.
Concentração de transferências em um mesmo app
Com a disponibilização do Pix como método de pagamento na Carteira do Google, a gigante da tecnologia pretende facilitar as transferências dos usuários. Assim como já acontece no caso dos cartões de crédito e débito, as chaves Pix poderão ser gerenciadas unicamente a partir do aplicativo do Google. Dessa maneira, não será preciso abrir os apps dos bancos para realizar uma transferência, bastando acessar a área de pagamento da Carteira e selecionar a conta desejada.
Para usar o método de pagamento, primeiro o usuário precisa realizar a verificação de identidade por meio do aplicativo. Este é um passo único, no qual será necessário confirmar alguns dados pessoais para cadastro no serviço. Feito isso, basta fazer a vinculação da conta dos bancos para cadastrar as chaves no app. Nesse passo, o usuário precisa garantir que tanto o app da instituição financeira quanto o do Google estejam baixados no dispositivo. A transferência de dados ocorre via Open Finance, solução do Banco Central do Brasil que permite o compartilhamento seguro de informações entre serviços financeiros.
Fonte: TechTudo