O celular Android pode reiniciar sozinho por diversos motivos. Sistema operacional desatualizado, muitos aplicativos rodando em segundo plano e memória cheia podem ser a causa de instabilidades e travamentos. Esse tipo de inconstância pode fazer com que o celular reinicie sozinho, sem nenhum comando por parte do usuário.
Na lista abaixo, o TechTudo reuniu cinco dicas com soluções que podem evitar a reinicialização constante do celular. Confira, a seguir, alguns passos para seguir caso o seu smartphone apresente os problemas.
1. Atualizar o Android
É possível que o celular apresente algumas instabilidades se o sistema operacional não estiver atualizado. Normalmente, os updates do Android trazem uma série de correções de bugs e falhas, que podem ser as causas de travamentos, reinicializações constantes e até desligamentos inesperados. Por isso, é importante manter o celular sempre atualizado.
Para checar se há atualizações disponíveis para o seu smartphone, vá até as configurações do celular e toque em “Sistema”. Em seguida, selecione “Avançado” e, depois, “Atualizações do sistema”.
2. Atualizar os aplicativos do celular
Também é possível que o celular reinicie sozinho por problemas relacionados a aplicativos. Nesse caso, é importante manter todos os apps sempre atualizados porque se a falha for causada por uma versão antiga do aplicativo, é provável que ela seja corrigida com um update.
Para atualizar apps, vá até a Play Store e toque sobre sua foto, no canto superior direito da tela, para acessar o seu perfil. Em seguida, selecione “Gerenciar apps e dispositivos” e toque em “Atualizações disponíveis” para verificar os updates pendentes. Atualize os aplicativos de uma única vez, tocando em “Atualizar tudo”.
Se o celular reiniciar quando você estiver usando um app específico, é possível que ele seja a causa do problema. Caso o app já tenha sido atualizado e o problema persistir, o ideal é encontrar um substituto, pois é provável que o celular tenha limitações para rodar o aplicativo em questão.
3. Liberar espaço no dispositivo
Algumas falhas também podem ser causadas por falta de armazenamento no celular. Por isso, é importante deixar parte da memória livre no dispositivo. Você pode liberar espaço no smartphone desinstalando apps que não usa mais e apagando fotos que já têm backup na nuvem, por exemplo. Apps como o Google Files também podem ser úteis, já que enviam sugestões periódicas para liberar memória, com avisos de memes, capturas de tela antigas e fotos desfocadas que estão apenas ocupando espaço no dispositivo.
5. Conferir se a bateria do celular está encaixada corretamente
Essa dica vale para dispositivos mais antigos e com baterias removíveis. Se você deixou o celular cair no chão recentemente e logo em seguida reparou que ele começou a desligar ou reiniciar sozinho, pode ser que a bateria não tenha sido inserida da forma correta.
Por isso, pode ser interessante remover a bateria e encaixá-la novamente no celular. Além disso, ainda vale checar se a capa externa do smartphone também está encaixada corretamente, ou ainda se a capinha protetora do celular não está mal posicionada e pressionando o botão de desligar.
Com informações de Google, MakeUseOf, Komando e Technipages.
Fonte: Techtudo