A OpenAI lançou um plugin do aplicativo Canva para o ChatGPT que permite acionar os recursos de criação de design gráfico dentro do chatbot. Dessa forma, os assinantes da ferramenta de IA generativa podem produzir logotipos, banners e outras artes visuais através de comandos e descrições em texto.
Para utilizar esse serviço, os usuários devem ser assinantes do ChatGPT Plus, aí basta abrir o serviço e instalar o plugin do Canva pela “Loja de Plugins”.
Após a instalação do plugin, é preciso selecionar a ferramenta Canva na janela principal do ChatGPT para começar a escrever as solicitações de design gráfico.
Os resultados dos prompts são apresentados diretamente na tela do chatbot, com a possibilidade de download dos materiais apresentados.
Assim como o aplicativo Canva, o plugin consegue gerar conteúdos visuais em diferentes formatos e para objetivos distintos, como banners, anúncios, convites, panfletos e até posts para redes sociais.
No momento, a novidade chega apenas para a versão paga do ChatGPT, que custa US$ 20 por mês e dá acesso ao modelo GPT-4, à loja de plugins e à pesquisa na web em tempo real.
A OpenAI apresenta essas ferramentas adicionais em seu chatbot como forma de se manter relevante diante da crescente concorrência — como o Bard, o Claude e o Character AI — enquanto lida com uma queda de audiência e o declínio no tempo médio de uso.
Apesar de um interesse arrefecido por parte do público, a projeção é que a empresa feche o primeiro ano do ChatGPT com arrecadação na casa de US$ 1 bilhão.
Fonte: CanalTech