O Google Chrome deve ganhar, em breve, um novo recurso para leitura de páginas da internet em áudio. A nova função apareceu como uma flag na versão 121 do navegador para o sistema operacional Android, que se encontra em estágio Beta e foi disponibilizada para usuários que aceitarem receber atualizações antes de todo mundo, em caráter de testes.
Agora chamado “Ouça está página”, a novidade funciona como uma variação de um recurso de acessibilidade tradicional. O “text to speech”, ou TTS, funciona a partir da leitura do que é exibido na tela, com foco principalmente em deficientes auditivos; no caso do Chrome, porém, a opção é independente da ativação deste modo no próprio celular.
Quando ativada, a nova função abre um miniplayer com controles simples que permitem dar play, pausar, avançar ou retornar alguns segundos na leitura. Existem também opções de velocidade de leitura que vão do 0,5x até 4x, bem como a opção de selecionar apenas um trecho específico do texto para leitura, que continua mesmo que o usuário abra outro app.
A adição pode soar como uma redundância, afinal de contas, tal recurso de acessibilidade já está disponível no sistema operacional Android como um todo. Entretanto, a adição do “escute esta página” vem como uma funcionalidade específica, que pode ou não ser utilizada por quem tem necessidades auditivas especiais.
A leitura de tela é comum em sites jornalísticos, por exemplo, permitindo que o usuário ouça uma notícia ou artigo enquanto faz outra coisa. Além disso, no caso da opção de acessibilidade, essa opção fica ativada para todos os apps e elementos de interface do celular, enquanto no Chrome, ela é voltada especificamente para o que está sendo exibido em uma página.
Esse foco também é evidenciado pela adição de um botão dedicado ao modo de leitura, que simplifica páginas e remove elementos como anúncios, links e vídeos. Neste formato, apenas o texto e as imagens do elemento central de um site aparecem, reduzindo a distração.
Ainda, vale a pena lembrar que, enquanto a novidade apareceu apenas na versão Android do Chrome, ela também seria muito bem-vinda nos computadores. Hoje, é possível realizar a leitura de páginas diretamente em sites que ofereçam o recurso ou, então, usar extensões que abrem essa possibilidade. O Edge também oferece a função de forma nativa.
Fonte: Canal Tech