Função ainda está em testes, mas já pode ser ativada no navegador. Saiba como.
O Google anunciou que o navegador Chrome vai bloquear anúncios que consomem muitos recursos de processamento ou internet.
Muitos desses anúncios “pesados” estão associados à mineração de criptomoedas ou foram programados de forma incorreta, podendo deixar o computador (ou smartphone) lento, consumir bateria e desperdiçar o plano de pacote de dados.
Caso seja bloqueado, o anúncio será substituído por uma mensagem e um link oferecendo detalhes.
Um anúncio será considerado “pesado” pelo Chrome quando usar mais de 4 MB de dados de rede, exigir 15 segundos de processamento em um período de 30 segundos, ou 60 segundos de uso de processamento total. Na prática, as regras permitem que um anúncio use recursos para o carregamento, mas impede o uso contínuo do processador.
De acordo com o Google, apenas 0,3% de todos os anúncios na web excedem esses limites. Mas esse conteúdo é responsável por 27% de todos o tráfego de rede e 28% de toda a utilização de recursos de processamento.
Em muitos casos, esses anúncios estão envolvidos na mineração de criptomoedas, que exige contato permanente com um servidor de controle. O navegador realiza os cálculos solicitados pelo servidor e transmite os resultados de volta. O processo se repete enquanto a janela permanecer aberta, consumindo uma quantidade infinita de recursos.
Chrome em agosto. No entanto, já existe uma opção – em caráter experimental – que ativa o bloqueio na versão atual do Chrome.
Para ativá-la, siga esses passos:
Dica: Você pode colar chrome://flags/#enable-heavy-ad-intervention na barra de endereços para acessar a opção diretamente.
Troque a opção de “Default” (Padrão) para “Enable” (Ativar)
Fonte: G1
Imagem: Gerd Altmann por Pixabay