É provável que a probabilidade de você cair em um golpe na internet seja maior do que a de acertar na Mega-Sena. Só em 2017, por exemplo, cerca de 62 milhões de brasileiros caíram em alguma armadilha digital, segundo informações da TechTudo.
A todo instante estamos sujeitos às ameaças virtuais. Os truques são os mais diversos, e tem como objetivo o benefício de criminosos que buscam roubar dinheiro ou dados pessoais dos usuários da web.
Por causa disso, é importante ficar por dentro desses problemas e descobrir como evitá-los. Conheça os cinco golpes mais comuns da internet:
1. Vírus
Todos os dias, vários vírus são lançados na internet. São malwares, trojans, adwares e vários outros tipos que juntos têm o objetivo de prejudicar o usuário. Sejam por roubos de informações, programas de espionagem, ou destruindo o equipamento da vítima, hackers são bastante criativos na hora de espalhar pragas online.
Há diversas maneiras de ficar longe dos vírus de computador e dispositivos móveis. Primeiro, invista em um bom antivírus e o mantenha sempre atualizado. Também é importante prestar atenção em sites e e-mails falsos, além de evitar instalar aplicativos ou programas de procedência duvidosa. Eles podem contaminar o PC com algum tipo de arquivo malicioso.
2. Roubo de dados e identidade
O roubo de identidade acontece quando alguém frauda perfis dos usuários da web para ter algum tipo de vantagem. Seja para abrir cadastros, realizar transações bancárias ou criar uma conta falsa em perfis sociais, o estrago feito por roubos de dados pode ser bem maior do que o imaginado.
Para que isso não aconteça, evite compartilhar as suas informações pessoais como senhas, nomes de usuário, informações bancárias ou números de cartão de crédito em e-mails ou sites duvidosos.
3. Spams e páginas falsas
O spam é um tipo de lixo eletrônico enviado, normalmente, por email para muitas pessoas e, geralmente, sem que você tenha pedido ou aceitado. A maioria dos serviços de mensagens online oferece uma espécie de filtro antispam, separando o que são mensagens confiáveis e suspeitas. Mesmo assim, alguns spams se “disfarçam” de mensagens confiáveis e acabam caindo na sua caixa de e-mail. E é aí que mora o perigo, porque esse tipo de mensagem carrega sempre algum tipo de ameaça.
É o caso também de sites falsos. É comum fraudadores online usarem sites muito parecidos como os de bancos, do governo ou de marcas famosas, para atrair internautas e roubar informações.
Para evitar esse tipo de golpe, preste bastante atenção em erros de português, endereços eletrônicos que não começam com “https”, ou sites e e-mails que te peçam para baixar arquivos com a extensão *.exe, esses arquivos executáveis podem conter vírus.
4. Aplicativos falsos
Você sabia que hackers utilizam kits de ferramentas para ajudá-los na missão de invadir dispositivos móveis em uma abordagem conhecida como man-in-the-middle? Este tipo de ataque busca interceptar dados enviados digitalmente e também pode ser executado via aplicativos maliciosos.
Facilmente o criminoso consegue obter senhas, números de cartões de crédito, informações de login do Facebook, etc. Uma vez que o hacker recebe toda esta informação, ele pode fazer praticamente qualquer coisa, incluindo a obtenção de uma linha de crédito no nome da vítima, fazer compras com os números dos cartões ou simplesmente alterar as informações das contas de mídias sociais.
5. Redes sociais
As redes sociais são um sucesso da vida moderna e quanto maior a popularidade desses sites, maior o perigo de cair em golpes online praticados por cibercriminosos. Cuidado com a sua senha para que ninguém acesse os seus perfis. É indicado ter prudência no que você divulga, para não atrair criminosos.
Fonte: Techmundo