App do Clubhouse teve 922 mil downloads em abril contra 2,7 milhões de instalações em março no mundo todo; queda é de 66%.
O Clubhouse atraiu os holofotes para si no começo do ano com as suas salas de áudio. Mas a plataforma também começou a ganhar diversos concorrentes, com a chegada de recursos similares no Facebook, Discord e em outras redes sociais. Na sequência, o número de downloads do aplicativo caiu 66% em abril, segundo a Sensor Tower.
Os números da consultoria foram revelados pelo Business Insider nesta segunda-feira (3). Em abril, o aplicativo, que só está disponível para iOS, teve 922 mil downloads. O valor é 66% inferior em relação à março, quando o serviço acumulou uma cifra de 2,7 milhões de instalações. Em fevereiro, o app foi baixado 9,6 milhões de vezes.
Os resultados mostram uma queda nas instalações do aplicativo, ainda que a retenção entre os usuários seja forte, segundo a Sensor Tower. Criada em março de 2020, a rede social teve um disparo em fevereiro após Elon Musk, CEO da Tesla, participar de uma sala de áudio. Depois, famosos do mundo inteiro passaram a utilizar a nova plataforma.
Com o sucesso, outras companhias começaram a correr atrás. O Telegram expandiu os chats de voz enquanto o Discord apresentou o Stage Channels. Em abril, o Facebook anunciou sua solução para bater de frente com o Clubhouse. O Instagram Live também recebeu uma opção para desligar o vídeo a fim de torná-lo mais competitivo.
Nesta segunda-feira (3), o Twitter Spaces tornou-se acessível a todos os usuários. Algumas alternativas à plataforma também estão no forno, como é o caso das salas de voz previstas para chegar ao LinkedIn e ao Spotify. Até o CEO do Slack anunciou recursos para bate-papo em áudio ao mensageiro corporativo.
Clubhouse prepara aplicativo para Android
Mesmo com mais de um ano de vida, o Clubhouse ainda não possui um aplicativo para Android. Mas esta pendência está quase no fim: a rede social anunciou, neste domingo (2), o início dos testes da plataforma para o sistema operacional do Google. A versão de testes do app, porém, está limitada a um pequeno grupo de usuários.
Com informações: 9to5Mac e Business Insider
Fonte: Tecnoblog