Como começar o Ano Novo com uma faxina digital: cancele a assinatura de serviços desnecessários, organize dados redundantes, feche contas não utilizadas, fortaleça senhas fracas e muito mais.
Qual é uma das melhores maneiras de dar o pontapé inicial para garantir um 2024 positivo e produtivo? Considere fazer uma faxina digital, uma limpeza de verão para o seu espaço online. Esta prática contribuirá, sem dúvida, para um ano mais produtivo. Reunimos algumas dicas: como se livrar de coisas inúteis, eliminar as distrações e aborrecimentos e melhorar sua organização digital.
1. Exclua arquivos desnecessários
Primeiro, o básico: exclua os arquivos inúteis. Essa etapa pode parecer fácil, mas na verdade pode demorar um pouco, simplesmente porque todos nós temos uma enorme quantidade de arquivos. Assim, é essencial não se deixar intimidar pela tarefa. Tente dividi-la em pequenas etapas, por exemplo, exclua 10, 20 ou 50 arquivos por dia (ou várias vezes ao dia).
Os principais locais onde você encontra arquivos inúteis:
Também na guia Desempenho, é possível localizar e remover os arquivos duplicados.
Depois de terminar de remover os arquivos desnecessários, não se esqueça de esvaziar a Lixeira, ou a pasta “Fotos excluídas”, caso seja a galeria de fotos do smartphone.
2. Limpe o e-mail e os aplicativos de mensagem
A próxima etapa importante da faxina digital é classificar os aplicativos de e-mail e mensagens. Isso diminui o espaço ocupado pela correspondência, e o mais importante, otimiza a experiência de uso tanto do e-mail quanto dos aplicativos de mensagem. O que fazer primeiro?
3. Feche as guias antigas
Agora é hora de lidar com o programa que mais usamos: o navegador. As guias antigas deixadas abertas por meses, senão anos, não apenas consomem a memória do dispositivo, mas também dificultam a localização das informações relevantes de que realmente precisamos. Além disso, deixar muitas guias abertas pode representar um sério obstáculo para a atualização do navegador, que, a propósito, é um dos procedimentos de organização digital mais importantes que existem.
Portanto, tente se livrar de guias desnecessárias em todos os navegadores, inclusive no smartphone. Duas abordagens são viáveis: agir de forma decisiva e fechar rapidamente todas as guias, seja qual for o conteúdo, ou proceder gradualmente fechando lotes de 10 a 20 de cada vez, verificando se há algo importante entre elas. É possível adicionar as que são realmente necessárias aos favoritos ou grupos de guias.
E falando em navegador, também é uma boa ideia limpar o cache. Caso nunca tenha feito isso antes, talvez fique surpreso com a quantidade de espaço que ocupa. Além disso, é aconselhável analisar as extensões instaladas no seu navegador. Se houver algo que você não está usando, agora pode ser a hora certa para desinstalar.
4. Cancele as assinaturas desnecessárias
Quase todos os serviços on-line hoje em dia oferecem algum tipo de assinatura paga, senão várias. E essas assinaturas podem começar a se acumular além de todos os limites razoáveis. Quanto custa tudo isso? Vai saber?! É sério, as pessoas muitas vezes não têm ideia de quanto pagam por todas as assinaturas digitais, normalmente as despesas totais são subestimadas várias vezes em comparação com a realidade.
Portanto, o cancelamento de assinaturas desnecessárias não apenas traz benefícios financeiros imediatos, mas também o benefício será provavelmente maior do que imaginamos. Por outro lado, a tarefa não é tão simples: é necessário lembrar de todas as assinaturas, reunir e organizar as informações sobre cada uma delas, classificá-las, e só então você entenderá o que deve ser cancelado. Pode haver também assinaturas familiares, com duplicatas nos vários dispositivos dos membros da família.
5. Remova os aplicativos inúteis
Provavelmente existem aplicativos no seu smartphone que não são usados há mais de um ano. Ou talvez existam aqueles que nunca foram abertos. Eles não apenas ocupam a memória do dispositivo, mas também podem consumir lentamente o tráfego da Internet e a energia da bateria e, o mais importante, obstruem a interface e podem continuar a coletar dados sobre o smartphone (e sobre você).
Finalmente, é hora de se livrar deles! Excluindo pelo menos um aplicativo por dia, dentro de cerca de um mês, você elimina todos os aplicativos desnecessários e coloca em ordem a tela inicial do seu smartphone.
6. Desative as notificações desnecessárias
Um dos principais obstáculos para a tranquilidade digital pode ser o fluxo interminável de notificações que fluem de quase todos os aplicativos atualmente, seja um rastreador fitness ou uma calculadora. Mas, felizmente, não estamos à mercê de nossos telefones neste caso. Portanto, revise a lista de aplicativos com permissão para enviar notificações e remova os desnecessários.
Aqui, existem duas soluções. A primeira é radical: desative as notificações para todos os aplicativos, exceto os mais essenciais, aplicativos bancários, ferramentas de trabalho e aplicativos de mensagem. O segundo é moderado: identifique os aplicativos que abusam descaradamente das notificações, que fazem disparos sem um bom motivo, e desative essas pragas.
Você pode aprimorar sua experiência desativando notificações em aplicativos de mensagens para contatos, canais e bate-papos menos importantes. Além disso, dê uma olhada nas configurações do modo de foco. Eles estão disponíveis em todos os sistemas operacionais modernos, como Android, iOS/iPadOS, Windows e macOS. Eles permitem limitar o número de notificações e outros ruídos digitais por um período definido.
Além disso, não se esqueça de que não são apenas os aplicativos que enviam notificações atualmente; muitos sites também usam os sistemas de notificação integrados no navegador para essa finalidade. Portanto, tenha a certeza de desativar todas as notificações desnecessárias também.
7. Exclua as contas inúteis
Contas com serviços on-line, mesmo os menos importantes, sempre representam um risco potencial. Caso uma conta seja invadida, ela poderá ser usada para fraudes, lavagem de bens roubados, ataques a outros usuários e muito mais; e tudo isso feito em seu nome. E se um cartão bancário estiver vinculado a essa conta, poderá haver consequências prejudiciais.
Portanto, é melhor não deixar as contas largadas: caso não precise mais de uma conta específica, é aconselhável excluí-la. Esta parte da faxina pode ser desafiadora: é necessário lembrar quais contas foram criadas, depois as credenciais de login usadas para elas. Só depois é possível excluí-las. Mas vale muito a pena fazer isso!
Para evitar a sobrecarga, tente excluir pelo menos uma conta desnecessária por semana. E já que estamos falando sobre isso, recomendo adicionar todas as suas contas em um gerenciador de senhas. Assim, ao centralizar todas as senhas em um único local seguro, você poderá efetuar login com facilidade em apenas alguns cliques. Isso significa que, na próxima vez, organizar suas informações, não será mais um problema.
Além disso, se algum dos serviços usados estiver comprometido, você receberá uma notificação do gerenciador de senhas para poder agir imediatamente (alterando a senha ou excluindo a conta).
8. Altere as senhas inseguras
Ao usar a mesma senha em diferentes plataformas, aumenta-se o risco de comprometimento da segurança. Se um serviço for violado e os invasores obtiverem a senha, é provável que tentem usá-la em outras contas através da técnica conhecida como preenchimento de credenciais. Usar a mesma senha para várias contas aumenta o risco de várias contas serem invadidas ao mesmo tempo, o que pode ser altamente inconveniente e desagradável.
As senhas inseguras precisam ser alteradas, e quanto mais cedo melhor. As senhas que já foram comprometidas devem ser substituídas imediatamente. Ao alterar as senhas usadas em vários lugares, é possível executar o processo passo a passo com a edição de algumas contas por vez.
Fonte: Blog Kaspersky