Você já se deparou com algum problema dentro da sua empresa que já havia acontecido a algum tempo atrás e que foi eficazmente resolvido, porém não se lembra mais dessa “genial solução”? Saiba então o quanto registrar uma não conformidades pode te ajudar nesses casos.
Evite retrabalho registrando uma não conformidade
Mas abertura de não conformidade não é algo negativo? Em todas as etapas da nossa vida, seja pessoal ou profissional, nos esbarramos com obstáculos e imperfeições pelo caminho e aprendemos muito com elas. No mundo corporativo não é diferente, uma não conformidade, pode ser uma oportunidade de melhoria no processo, e ainda ajudar a evitar o retrabalho e agregar no crescimento da equipe.
Muitas vezes, vemos a não conformidade como inimiga, como forma de encontrar um culpado para determinada falha. Porém elas são extremamente úteis, com elas podemos ter um histórico de todo o ocorrido e das atitudes tomadas, isso pode vir a facilitar caso ela ocorra novamente, pois podemos solucioná-la rapidamente ou até mesmo montar uma estratégia para mitigarmos o ocorrido e assim a empresa toda sai ganhando.
Melhoria contínua
Segundo a ISO 9000:2015 não conformidade trata-se de um não atendimento a um requisito pré-estabelecido, seja ele em relação ao produto, fornecedor, algum fator interno ou externo. Por exemplo, se um cliente reclama que não recebeu seu produto na determinada data pré-estabelecida, logo temos um requisito de cliente que não foi atendido.
Trabalhamos prezando pela qualidade extrema, mas sabia que em muitos casos encontrar uma não conformidade é algo excelente para a organização? Mas como assim? Exatamente isso, ao encontrar uma não conformidade podemos estar aprimorando nosso processo de trabalho, seguem, alguns exemplos de oportunidades:
• Treinamento dos colaboradores para que possam atender aos requisitos e trabalhar em ações corretivas e preventivas com assertividade;
• Criação de indicadores para acompanhar o processo e a não conformidade de perto;
• Uso de novas ferramentas que irão agilizar nossa rotina de trabalho.
Agora entramos em outra questão, mas quem pode estar apontando e gerando novas não conformidades? Todos nós colaboradores da empresa, pois nada melhor do que as pessoas que vivenciam a rotina para sinalizar que tem algo aparentemente “fora dos trilhos”. Obviamente a empresa pode ter um setor especializado na tratativa, porém todos nós podemos contribuir em busca de um trabalho mais assertivo e de qualidade, para que nosso produto/serviço chegue da melhor maneira ao cliente.
Referências:
MELLO, Carlos Henrique Pereira et al. ISO 9001:2000: Sistema de Gestão da Qualidade para Operações de Produção e Serviços. São Paulo: Atlas, 2002.
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Fonte: Blog da Qualidade