É importante fazer backup do Windows para evitar perder arquivos importantes e ter mais facilidade ao restaurar o computador — o sistema da Microsoft permite criar e recuperar cópias de segurança em dispositivos externos, como HDs e pendrives. Também é possível recorrer a serviços de armazenamento na nuvem como o OneDrive para salvar seus dados.
Tanto o Windows 10 quanto o Windows 11 oferecem soluções nativas para fazer backup. Os caminhos para realizar essa tarefa nos sistemas operacionais são diferentes, mas igualmente fáceis de serem seguidos. Veja:
No Windows 10
Fazer backup no Windows 10 é uma tarefa fácil e permite salvar arquivos e configurações do sistema ativando o recurso, mas é preciso ter uma conta logada para que o processo seja possível. Confira as instruções:
Se você não quiser usar um meio físico para fazer backup, basta clicar em “Entrar no OneDrive” e optar pelo serviço de armazenamento na nuvem para salvar seus arquivos e configurações do Windows 10.
No Windows 11
Para fazer backup no Windows 11 é necessário ter uma conta logada e espaço sobrando no seu OneDrive. Se a sincronização do serviço de armazenamento de nuvem estiver ativa no PC, basta fazer o seguinte:
Dentro do mesmo menu de Backup do Windows, você pode clicar na aba “Lembrar minhas preferências” para preservar suas configurações do sistema, como aplicativos instalados, senha do Wi-Fi, preferências de idioma e até mesmo o papel de parede da sua área de trabalho.
Quem preferir pode fazer backup do Windows à moda antiga, ou seja, salvando todos os arquivos e pastas importantes manualmente em um dispositivo externo — e você também pode usar o espaço livre em serviços na nuvem para salvar suas informações. Aprenda como executar cada procedimento:
Via armazenamento físico
Para fazer backup do Windows do jeito tradicional, é necessário conectar um pendrive com bastante espaço livre ou um HD externo (que costuma ser o dispositivo mais recomendado para essa tarefa). Aí é só fazer o seguinte:
Agora é só repetir o mesmo passo a passo em cada pasta e arquivo que você deseja preservar. Assim que você terminar de salvar tudo, também é recomendável instalar ou transferir o Windows para um SSD ou unidade similar.
Via armazenamento na nuvem
Também é possível fazer backup de arquivos do Windows usando um serviço de armazenamento da nuvem, que permite acessar o conteúdo em qualquer lugar.
Confira um passo a passo usando o OneDrive de exemplo, mas também dá para usar o Google Drive, o Dropbox ou um serviço equivalente para preservar seus dados:
Existem outras formas de usar o OneDrive e você também pode optar pela sincronização do serviço com o seu computador, dispensando o uso de navegadores para salvar arquivos e fazendo todo o processo pelo próprio sistema operacional.
Fonte: CanalTech