O Instagram parou de mostrar os posts em ordem cronológica em 2016 e passou a permitir que algoritmos escolham o que é importante para cada usuário. Na época, isso desagradou muita gente e, até hoje, há pedidos para que o app retorne ao feed antigo. No entanto, conforme explicou o Instagram, isso não vai acontecer, já que os resultados são bastante positivos: os usuários estão vendo mais postagens e gastando mais tempo na rede social de fotos e vídeos.
Na última semana, o Instagram reuniu a imprensa nos Estados Unidos para explicar como o aplicativo seleciona o que as pessoas veem no feed, ou seja, como o Instagram funciona.
Antes da mudança do feed cronológico para o atual, os usuários estavam perdendo até 70% das postagens dos amigos. Esse número mudou depois que os algoritmos passaram a trabalhar. De acordo com a rede social, o conteúdo postado por cerca de 800 milhões de perfis é visualizado 90% das vezes.
Isso só é possível graças ao machine learning, quando o algoritmo consegue “aprender” conforme o uso. A ideia é que, com isso, mesmo que usuários diferentes sigam o mesmo conjunto de perfis, eles tenham um feed personalizado.
O algoritmo leva em conta três fatores principais:
Interesse: quando o algoritmo faz uma análise em tempo real das postagens e prevê o que é mais importante baseado no histórico do usuário.
Novidade: o Instagram dá prioridade para as publicações mais recentes em detrimento das mais antigas.
Relacionamento: consiste em o quão próximo você é da pessoa que fez a publicação. Isso é medido com a quantidade de interações que são feitas, como curtidas e comentários.
O algoritmo inclui também um conjunto de informações secundárias, como a frequência em que o usuário abre o aplicativo, a quantidade de perfis seguidos e o tempo passado no Instagram. Por exemplo, se você passa muito tempo com o app aberto e segue muitas pessoas, o algoritmo vai trabalhar para que você receba uma variedade maior de posts de perfis diferentes. Agora, se você abre o app apenas por período curto por dia, a tendência é ver apenas o que o algoritmo julgar mais importante.
Outras dúvidas sobre o feed
A rede social também esclareceu algumas dúvidas. Stories e vídeos ao vivo não têm qualquer influência no algoritmo. O Instagram não oculta nenhum conteúdo, ou seja, mesmo que o post não tenha muita interação, você vai vê-lo em algum momento se continuar rolando o feed. Também não há qualquer tipo de punição ou prioridade entre fotos e vídeos ou posts com muitas hashtags.
Com um número colossal de publicações por dia, a alternativa encontrada pelas redes sociais com muitos usuários é tentar achar uma forma de tornar o feed mais atrativo, dando preferência para o que é mais relevante. O Instagram afirmou que não tem qualquer intenção de voltar ao feed cronológico. O Facebook também segue a mesma linha.
Fonte: Techtudo