Após as evoluções do Departamento de Marketing, hoje é possível visualizar este assunto como peça importante nas organizações não se limitando na publicidade e propaganda, mas parte das estratégias que envolvem a empresa como um todo e contribuem para um resultado ligado a produtividade e lucratividade, já que dentro de uma estrutura organizacional adequada, o marketing se abrange à comunicação, comercial, logística, pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e relacionamento com clientes.
Quando falamos de marketing voltado para a Gestão da Qualidade, todo o trabalho de marketing estará cooperando para um objetivo principal: satisfação total do cliente.
Mas como utilizar o departamento de Marketing da minha organização para executar isso? Logo respondo que isso não está só ligado a comunicação que a empresa faz, nem aquela frase de impacto que prometeu para o cliente um benefício que nem se sabe se conseguirá entregar.
A partir disso, o Marketing tem 6 responsabilidades principais:
1ª Identificação correta e clara das necessidades e exigências dos clientes
2ª Comunicar essas expectativas a quem for importante saber (desenvolvedores de novos produtos, departamento de relacionamento com cliente, vendas, etc)
3ª Assegurar que as necessidades dos clientes são atendidas, ou seja, respostas a contatos, pós venda, indicadores gerados através da pesquisas de satisfação, entre outros.
4ª Verificar se os clientes recebem instruções adequadas para utilização dos produtos entregues
5ª Manter contato com o cliente afim de manter um relacionamento que resulte em fidelização
6ª Buscar feedbacks de clientes que gerem melhoria contínua na organização.
Dentro da Gestão da Qualidade, o Marketing trabalha diretamente para à entrega de valor e satisfação do cliente. A equipe de marketing deve ficar transtornada e reclamar da mesma maneira que o cliente reclama quando o produto ou serviço é insuficiente ou inconforme. O marketing deve ser a voz do cliente dentro da organização e deve constantemente defender a ideia de dar ao cliente a solução mais adequada atendendo, ou melhor, superando suas expectativas.
Se sua organização não possui um departamento de Marketing na estrutura organizacional, certifique-se de que a preocupação com a satisfação do cliente seja ocupada por alguém capacitado, capaz de entender e tomar decisões baseadas no que diz o cliente.
Fonte: Blog da qualidade