Conheça uma metodologia que irá guiar sua equipe de SEO a conquistar resultados mais rápidos com essa estratégia!
SEO é uma estratégia de longo prazo, no entanto, existem diversas ações que podem ser executadas dentro da sua empresa para acelerar os resultados. Confira as recomendações do especialista em SEO e vice-presidente de SEO da Stella Rising, John Morabito, para o blog da SEMrush.
Não se prenda a uma lista de verificação de SEO
Cada site possui suas próprias necessidades, tendo isso em mente, não faz sentido aplicar uma série de boas práticas de SEO como se fossem uma espécie de checklist. Para cada caso deverão haver prioridades, justamente pelos diferentes níveis de dificuldade de cada ação.
Utilize uma grade de impacto de SEO
O “SEO Impact Grid”, ou grade de impacto de SEO, foi desenvolvido pela Stella Rising para acelerar os resultados de seus clientes com base em priorização de demandas, de acordo com o impacto e dificuldade de cada ação.
Confira abaixo como a grade de impacto funciona:
A grade é composta por quatro quadrantes. Na parte superior você tem seus itens de alto impacto, na parte inferior você listará os itens de menor impacto. Os quadrantes esquerdos incluirão os itens de menor esforço e os da direita incluirão os itens de maior esforço.
Para conquistar resultados mais rapidamente os itens de alto impacto e baixo esforço deverão ser priorizados!
Realizar uma auditoria técnica e completa do site pode não ser a melhor escolha
John ressalta que sites menores, como os criados no Shopifiy, WordPress ou outras plataformas CMS comuns, têm um número limitado de problemas técnicos. Então, realizar uma auditoria técnica detalhada pode ser uma ação desnecessária, visto que os problemas poderiam ser identificados com uma análise superficial. Ou seja, menos tempo de dedicação necessário e os mesmos resultados obtidos.
O especialista afirma que SEO técnico é crítico para sites maiores, mas que a auditoria completa só deveria ser realizada em casos de problemas de indexação ou rastreabilidade que impeçam a otimização na página ou a criação de novo conteúdo.
Os resultados só virão com as implementações
Não importa se as estratégias sejam de alto ou baixo esforço na grade de impacto, se elas não forem implementadas nenhum resultado será obtido. O especialista ressalta que, infelizmente, a falta de implementação é algo recorrente no mercado de SEO.
A implementação é uma parte fundamental de qualquer estratégia de SEO, quanto mais rápido as ações forem colocadas em práticas, mais rápido serão os resultados.
Conheça a nova ferramenta da SEMrush: PageImprove
Confira como a própria SEMrush descreve sua nova ferramenta:
“O PageImprove é uma nova ferramenta inovadora que permite que os SEOs implementem muitas das alterações de SEO mais críticas por meio de uma extensão do navegador. Através da manipulação do Document Object Model (DOM), os SEOs podem fazer alterações de título, meta, cópia, links e outros atributos html diretamente em uma página sem acesso ao CMS. O Document Object Model é um termo que descreve a compilação de HTML, CSS e JS que criam a página da Web final.”
Para utilizar a ferramenta basta instalar um snippet de javascript em todas as páginas do site e pronto! Veja abaixo um exemplo de como é possível alterar o texto da página utilizando uma extensão do chrome:
fonte: https://www.semrush.com/