Pelo menos um em cada três profissionais de Marketing dizem não estar utilizando canais suficientes para o contato com os clientes.
Um estudo realizado pela Ascend2, chamado “The State of Multi-Channel Marketing”, mostra como os profissionais de marketing estão gerenciando vários canais para otimizar o desempenho de suas estratégias.
Os resultados são baseados na opinião de 372 profissionais, sendo 45% do setor B2C, 27% B2B e 28% de empresas B2B2C. Além disso, cerca de 60% desses profissionais atuam em empresas com menos de 50 funcionários.
Crescimento do Marketing Multicanal
A maioria dos profissionais entrevistados (86%), acreditam que o marketing multicanal está aumentando em eficácia. De acordo com a Ascend2, quase 40% classificam o sucesso de sua estratégia de marketing multicanal como “muito bem-sucedida” em alcançar seus objetivos, enquanto dois terços a classificam como “um pouco bem-sucedida”
A medição precisa do desempenho das ações foi o fator mais citado pelos profissionais entrevistados (61%), seguido por 43% que citaram a integração de tecnologias como elemento essencial.
Além disso, 95% dos entrevistados acham que uma estratégia que integre bem os canais permite uma melhor segmentação do público certo no momento certo. No entanto, apenas 16% possuem uma pilha de martechs que permitam a mensuração das ações de marketing multicanal.
Outros estudos sobre as estratégias multicanal
Além da Ascend2, outras pesquisas mostram que a maioria dos profissionais de marketing (56%) considera o ROI de suas ações de marketing multicanal como “bom” ou “muito bom”. Além disso, uma pesquisa focada no setor B2B mostra que quanto mais canais a empresa utiliza, mais vendas ela tem.
Esse estudo foi realizado pela McKinsey, com mais de 3 mil tomadores de decisão em 12 mercados B2B diferentes. 72% desses entrevistados, que utilizam cerca de 7 canais de marketing, relataram um crescimento significativo de participação de mercado durante 2020 e 2021.
O estudo mostra que uma estratégia multicanal é “mais eficaz do que os modelos de vendas tradicionais sozinhos”. Empresas que oferecem interações presenciais e on-line, seja de forma remota ou por comércio eletrônico, vêem que seu modelo de vendas cresce e gera satisfação de forma exponencial.
Desafios de implementar uma estratégia multicanal
Dentre os desafios listados, o mais citado pelos entrevistados da Ascend2 foi a dificuldade de criar uma estratégia eficaz, seguida de recursos ou orçamento insuficientes.
Apesar dessas dificuldades, os profissionais concordam fortemente (33%) ou moderadamente (62%) que ter uma estratégia multicanal integrada permite a melhor segmentação do público e pode ajudar o negócio a avançar os leads no funil de compras.
Os principais canais que, de acordo com a expectativa dos entrevistados, irão contribuir para o crescimento do negócio no próximo ano estão as redes sociais, superando até mesmo sites/páginas de destino, e-mail e marketing de conteúdo.
Se o seu negócio tiver planos parecidos, recomendamos a leitura do nosso artigo completo sobre estratégias que realmente vão gerar mais vendas para o seu negócio utilizando as redes sociais: Como Fazer Marketing de Conteúdo para Redes Sociais.
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Fonte: Agência Mestre