Ter um bom sistema de indicadores de desempenho em uma organização permite uma análise profunda e abrangente sobre a efetividade da gestão e de seus resultados. Além disso, a medição sistemática, estruturada e balanceada dos resultados, por meio de indicadores de desempenho, permite às organizações fazer as intervenções necessárias com base em informações pertinentes e confiáveis, de acordo com os dados extraídos dos indicadores.
Mas, como determinar um bom indicador?
Antes de tudo, alinhe claramente os indicadores aos objetivos e aos fatores críticos de sucesso da sua organização. É fundamental que eles realmente comuniquem a intenção dos objetivos estratégicos.
Os indicadores funcionam como ferramentas que conduzem ao comportamento desejado e devem dar aos colaboradores o direcionamento que precisam para atingir os objetivos da organização.
Além disso, devem ser quantificáveis, confiáveis e medidos de maneira contínua. Sempre que possível, deve-se usar indicadores que mostrem um índice ou taxa, em vez de uma grandeza absoluta.
Lembre-se que, para mensurar, é importante ser simples ao definir métricas significativas, uma vez que a grande quantidade de indicadores são empecilhos que não implicam resultados práticos.
Outro fator a considerar na escolha de um avaliador de resultado é a sua comparabilidade, ou seja, a capacidade de ser comparável ou a facilidade de obter dados similares de referenciais externos ou de empresas do mesmo ramo, por serem similares ou por serem padrão de excelência.
Fonte: FHQ