Os registros de desenhos nas cavernas mais antigos do mundo provam que desde os primórdios o ser humano exercita sua capacidade de ser criativo. Mas afinal de contas, por que algumas pessoas se acham (e realmente são) mais criativas do que outras? Como ser mais criativo?
O que ocorre é que a capacidade de ser criativo pode ser estimulada, exercitada e algumas pessoas fazem isso (seja de forma consciente ou inconsciente) mais do que as outras.
Ser um profissional criativo aumenta seu valor de mercado, pois a criatividade está diretamente ligada à busca por soluções de problemas também por caminhos inexplorados.
Se você quer saber como treinar seu cérebro e torná-lo mais criativo fique de olho nas dicas abaixo:
Leia com frequência
A leitura é fundamental para dar início ao processo criativo. Ler aumenta o seu repertório de ideias e amplia os horizontes além de ser uma das atividades que mais estimulam o cérebro.
Sai de sua zona de conforto
A grande maioria das pessoas tende sempre a pensar em soluções que giram em órbita de sua zona de conforto, o que torna o seu campo de visão muito mais limitado. As grandes ideias exigem coragem. Uma boa forma de mudar sua linha de pensamento é se inspirar em alguém e se perguntar “como a pessoa X resolveria este problema?”, “como a pessoa Y faria esta apresentação?”. Se colocar sobre o ponto de vista do outro é um grande estímulo criativo.
Ideias precisam ser lapidadas
A maioria das grandes obras, grandes feitos e grandes soluções não nasceram exatamente da forma que foram criadas. Na verdade, não é a pessoa mais esperta ou a mais criativa que consegue realizar criações e ter ideias de grande valor, mas sim, quem mais trabalha nas suas ideias e as lapida de forma que se tornem aplicáveis.
Não dê ouvidos às críticas
Umas das coisas que mais limitam o nosso poder criativo é o medo do julgamento. Isso explica por que somos tão criativos quando criança (quando ainda não temos noção sobre julgamentos) e ao crescer vamos deixando de colocar em prática ideias por medo do que as pessoas podem pensar.
Tanto a crítica quanto a autocrítica não deixam você pensar com clareza. Não perca energia com críticas. Você provavelmente errará algumas vezes, mas está apenas se permitindo viver experiências.
Fonte: Sobre administração