Graças aos avanços trazidos pela transformação digital, especialmente as ferramentas de analytics e data strategy, a área de Compras hoje pode desempenhar um papel estratégico na organização e em sua estratégia de digitalização.
A maioria dos executivos já está familiarizada com termos como big data e analytics avançados e sua capacidade de potencializar o processo de tomada de decisão, ajudando as empresas a gerar novos insights e atuar de forma colaborativa internamente.
No caso da área de compras, profissionais que contam com acesso a dados relevantes sobre fornecedores, estruturas de custos, disponibilidade de insumos e outras informações chaves sobre preços estão muito mais bem posicionados para fazer melhores negociações, adaptando, de maneira quase que instantânea, seu próprio planejamento ou buscando fornecedores alternativos nos casos em que cortes forem necessários.
Essas tecnologias podem até mesmo ajudar os fornecedores a melhorar seus níveis de atendimento, identificando mais rápido problemas e sua causa de maneira mais precisa.
Neste cenário, é claro que muitos gerentes de compras já tomaram conhecimento da capacidade das novas tecnologias de dar mais eficiência ao trabalho de negociação. No entanto, diante de tantas empresas dispostas a fazer parte do cenário de “compras 4.0”, como identificar quais tecnologias vão de fato fazer a diferença no processo de digitalização do setor de compras?
As ferramentas que possibilitam a criação de uma estratégia de dados são as que devem gerar maior valor para as organizações, especialmente quando consideramos o intenso fluxo de dados que já existe entre as empresas e seus parceiros e os vários desafios para analisar e extrair os insights corretos dessas informações.
Digitalização da área de compras é só o primeiro passo
O termo Compras 4.0 é usado para dar nome a uma era em que o departamento de compras agrega tecnologia às suas estratégias com o objetivo de dar mais eficiência aos seus processos. Nisso estão inclusas uma série de tecnologias para automatizar as tradicionais tarefas manuais dessa área, como a gestão de contratos.
No entanto, muito além de digitalizar e automatizar processos, a tendência é que a área de compras possa obter insights por meio de dados de fora do negócio para tomar melhores decisões em seus processos de negociação, desempenhando um papel muito mais estratégico no aumento da competitividade da empresa.
Essas soluções vão resultar em melhores análises para entender fornecedores, mercados e clientes e prever tendências de mercado – para isso, no entanto, vai ser fundamental contar com as tecnologias certas para analisar essas informações, garantindo que todas as oportunidades oferecidas à empresa por meio da avaliação dos dados sejam maximizadas, gerando mais eficiência nas negociações.
Aplicações de data strategy para a área de compras trazem benefícios como o maior nível de eficiência por transação, a maior quantidade de insights para obter melhores resultados na negociação e a redução de riscos por meio de previsões mais precisas.
Fonte: Administradores
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