O mistério acabou e a Google confirmou que a nova versão de seu sistema operacional mobile será a Android 9.0 Pie — o codinome, que inglês significa “torta”, mantém a lógica da companhia de nomear as versões de sua plataforma com nomes de doces. Enquanto você ainda não coloca as mãos sobre a nova versão, listamos aqui sete de suas principais novidades:
1. Bateria adaptativa
Recursos de inteligência artificial (IA) estão cada vez mais comuns em dispositivos móveis e o Android 9.0 Pie colabora com isso. Uma de suas novidades é a Bateria Adaptativa, que aprende quais apps são usados com mais frequência e, assim, reservam mais energia para eles enquanto limitam o uso da bateria para serviços menos recorrentes.
2. Brilho adaptativo
Se pode a bateria, por que não o brilho? Pensado nisso, a Google aplicou recursos de aprendizado de máquina também no controle de brilho de tela e o Android 9.0 Pie terá uma função refinada para regular essa função de maneira automática conforme a iluminação do ambiente em que você se encontra — é o brilho adaptativo.
3. App Actions
O Android Oreo traz uma barra no topo da gaveta de aplicativos na qual sugere apps com base em aprendizado de máquina, tentando adivinhar o que você precisa para deixar mais à mão. O Android 9.0 Pie vai mais longe com os App Actions, que tentam predizer ações que você vai tomar para oferecer acesso rápido a recursos específicos de aplicativos (como o trajeto entre casa e trabalho no Maps ou acesso às anotações de uma reunião marcada em sua agenda).
4. Slices
As Slices (ou “fatias”, em português, o que combina bem com o codinome do Android 9) é outra função adaptativa do sistema e permite que você acesse funções internas de um aplicativo direto do menu de busca do Android. Por exemplo, quando você digita “Uber” no campo de busca, é possível ver entre os resultados um botão de acesso rápido ao endereço de sua casa cadastrado no app.
5. Navegação em gestos
A navegação em gestos é o ponto central da experiência do Android 9.0 Pie. O sistema passa a ter somente dois botões na base da tela, sendo que os gestos no botão central é que controlarão tudo.
A coisa vai funcionar da seguinte forma:
6. Sem distração
Outra novidade do Android 9 P é o foco em saúde digital. Ele mostra em um painel o resumo da sua utilização do sistema e permite a criação de um temporizador para limitar o tempo máximo de uso diário do smartphone. Haverá ainda um novo modo “não perturbe” chamado de “Wind Down”, que deixa o visual do sistema todo em tons de cinza e oculta até mesmo as notificações visuais da tela.
7. Microfone desligado
Se você tem medo que algum aplicativo escute as suas conversas ao ativar o microfone sem o seu consentimento, o Android 9 P traz uma proteção contra isso. Sempre que um aplicativo for enviado para segundo plano (ou seja, não estiver aberto na tela), ele ficará impossibilidade de acessar microfone e outros sensores do aparelho.
Em breve
A Google informa que o Andriod 9.0 Pie já começou a ser distribuído nesta segunda-feira (6) para todos os dispositivos Pixel e chegará a portáteis de empresas participantes do programa Beta (Sony, Xiaomi, Nokia, Oppo, Vivo e Essential) e aparelhos com Android One ainda no último trimestre. Para donos de aparelhos de demais fabricantes que usam o Android, a gigante da web avisa que eles receberão a versão Pie “neste ano”, sem dar mais detalhes.
Fonte: Mundo RH