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Conheça as principais técnicas de persuasão e saiba como usá-las em seu negócio

5 de outubro de 2021 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

As estratégias de persuasão são fundamentais para aumentar as vendas de uma empresa. Mas é importante ressaltar: técnicas de persuasão não são para enganar o consumidor.

O bom gerenciamento de um negócio envolve saber vender, pois é necessário convencer o cliente de que o seu produto ou serviço é a solução que ele precisa. É aí que entram as técnicas de persuasão.

Ter um site e um registro de domínio, por exemplo, já é uma maneira sutil de convencer o público de que o seu negócio tem credibilidade e que você preza pela qualidade.

Na internet, o convencimento e credibilidade são transmitidos por meio de informações e conteúdos. Por isso, a preocupação com o layout de um site, da elaboração de conteúdos bem produzidos e até mesmo ter um domínio registrado conta muito neste aspecto.

De uma forma geral, as técnicas de persuasão abrangem uma série de conceitos, que vão desde a Psicologia até a Neurologia. E essas técnicas demonstram bastante eficiência no Marketing Digital.

O que são técnicas de persuasão?

As técnicas de persuasão podem ser consideradas uma arte. No caso dos negócios, ela é como uma jornada que culmina com o seu cliente dizendo “sim, eu compro”. De um modo geral, são estratégias eficientes capazes de convencer uma pessoa a tomar uma decisão, nesse caso, decisão de compra.

Para que a persuasão seja bem sucedida, é preciso conhecer algumas técnicas que ajudam muito na arte do convencimento.

Seja na política, na advocacia, no comércio, em várias profissões as técnicas de persuasão são ferramentas imprescindíveis.

No âmbito do empreendedorismo, a habilidade de persuadir faz parte das estratégias de marketing e também na interação entre o vendedor e o cliente.

Entretanto, é importante lembrar ainda que tais técnicas devem ser realizadas com responsabilidade, auxiliando o cliente a tomar a sua melhor decisão.

Você já ouviu falar em Psicologia do Consumidor?

Pelo fato de que as técnicas de persuasão trabalham muitas vezes com as emoções dos clientes para guiá-los na jornada de compra, a Psicologia se torna uma importante aliada no processo.

É nesse contexto que se torna relevante conhecer a Psicologia do Consumidor. Ela é uma ciência que tem por objetivo investigar o comportamento dos clientes.

Como todo bom gestor sabe que é fundamental conhecer o perfil da sua persona, conhecer os desejos e necessidades dos clientes, então a psicologia do consumidor tem muito a ajudar as técnicas de persuasão.

São vários os benefícios que a compreensão da psicologia do consumidor traz para o seu negócio e a seguir elencamos as principais para te convencer sobre o assunto.

1) Atendimento ganha mais qualidade

O atendimento, que é parte fundamental de uma técnica de persuasão, ganha em qualidade. Isso ocorre porque a psicologia do consumidor permite desenvolver procedimentos que viabilizam uma experiência agradável ao atender o seu público. 

O gestor passa a entender melhor quais as cores são as mais adequadas para a identidade visual do negócio, quais palavras possuem mais apelo de venda para a sua persona e como interagir melhor com os clientes nos canais e comunicação.

2) Melhor engajamento com a sua marca e vendas

Ao compreender melhor o comportamento do seu consumidor, se torna mais fácil promover o engajamento da sua marca. O seu negócio se tornará mais conhecido e lembrado com facilidade pelo seu público.

Graças a um atendimento bem feito, os clientes ficam mais satisfeitos e, consequentemente, as vendas tendem a aumentar.

3) Estratégias mais positivas

Entender como o seu consumidor pensa facilita também a elaboração de estratégias mais eficientes. Ou seja, você vai contar com mais segurança para criar conteúdos relevantes de acordo com os interesses da sua persona.

Isso é muito importante na hora de elaborar postagens em blogs, nas redes sociais e na criação de vídeos e podcasts.

Como usar as técnicas de persuasão em seu negócio

As técnicas de persuasão podem ser utilizadas das mais variadas maneiras no seu negócio, especialmente por meio dos gatilhos mentais. Tais gatilhos agem no inconsciente do seu cliente, fazendo com que ele tome uma decisão.

1) Utilize os gatilhos mentais

Não dá para falar em técnicas de persuasão sem dar uma olhada nos gatilhos mentais. Esses gatilhos consistem em estímulos que atuam no cérebro e influenciam de forma direta na hora de decidir uma compra.

Sendo assim, é acionando esses gatilhos mentais que as boas técnicas de persuasão incentivam os consumidores a agirem.

Existem vários gatilhos mentais e cada um deles é adequado para propósitos bem definidos dentro de uma estratégia de marketing. Desse modo, para persuadir o seu público é necessário entender qual é o gatilho mental mais adequado. Veja a seguir alguns dos mais conhecidos.

2) Autoridade

É comum que as pessoas prestem bastante atenção na opinião de alguém que entenda de um determinado assunto. Essa pessoa geralmente demonstra conhecimento a respeito desse tema e por isso passa credibilidade. Ou seja, ela tem autoridade.

Por conta disso, é importante que para persuadir você tenha autoridade. Portanto, esse gatilho mental pode ser utilizado nas suas estratégias por meio de um blog, por exemplo.

Um blog é um canal versátil e eficiente para demonstrar autoridade. O ideal, nesse caso, é escolher uma plataforma de qualidade, como o WordPress, e mantê-lo atualizado com conteúdo de qualidade.

Além dos blogs, é fundamental poder contar com perfis ativos nas redes sociais, seja no Instagram, no Facebook no LinkedIn ou em todas. Conteúdo relevante nas redes reforça a autoridade do seu negócio entre o seu público-alvo.

Outra ação válida é oferecer diversos materiais gratuitamente. Por meio desses conteúdos você demonstra que entende do assunto no segmento em que atua, bem como estabelece um relacionamento de confiança com seus potenciais clientes.

Lembre-se que solicitar a presença de especialistas para reforçar as qualidades do seu produto ou serviço também é uma boa maneira de usar o gatilho mental da autoridade.

3) Escassez

Esse gatilho mental apela para a necessidade de um determinado serviço ou produto. Ele atua no inconsciente do consumidor alertando que é preciso adquirir esse item antes que se torne escasso.

No entanto, lembre-se que ao utilizar esse gatilho é necessário mostrar para o cliente uma escassez real. Caso contrário, você com certeza vai perder credibilidade e autoridade quando o usuário ou cliente perceber que a escassez não existe.

4) Novidade

Esse é um dos gatilhos mentais usado especialmente quando o objetivo do negócio é atrair o público para um produto lançado recentemente. Ele é perfeito para persuadir o cliente a adquirir o item inédito.

Esse gatilho estimula a pessoa pela curiosidade e também age no inconsciente, estimulando o consumidor a ser um dos primeiros adquirir o lançamento.

5) Storytelling

Histórias emocionam pessoas e também educam e persuadem. Inclusive algumas fazem tudo isso ao mesmo tempo, pois a arte de contar histórias é algo poderoso que acompanha a humanidade desde os primórdios.

Uma história bem contada, narrada com propósitos de persuadir, também é um bom exemplo de gatilho mental, especialmente quando o objetivo é apelar para o lado emocional.

O ato de ouvir narrativas ativa partes do cérebro relacionadas com a visão, com o som e com momentos marcantes da vida. Tudo isso, de alguma forma, pode influenciar um indivíduo a optar por um produto e não pelo outro, ainda que ambos solucionem o mesmo problema.

Fonte: Blog da Fortes

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