Milhões de brasileiros com contas em atraso terão a oportunidade de começar o próximo ano com o “nome limpo” a partir desta quarta-feira (20). E para isso, nem será preciso sair de casa.
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) realiza em 11 capitais (Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Cuiabá, São Luiz, Teresina, Rio Branco e Manaus) e em mais quatro cidades do interior do País (Feira de Santana-BA, Ibirité-MG, Pato Branco-PR e Santo Antônio da Platina-PR) um feirão online de renegociação de dívidas.
São mais de 120 empresas, desde bancos, consórcios, operadoras de telefonia e empresas do comércio e do ramo de serviços que oferecerão condições especiais para quem estiver interessado em regularizar as pendências.
As facilidades contemplam desde um desconto no valor da dívida, que, em alguns casos, pode chegar a 90%, até a possibilidade de um parcelamento maior ou novo prazo para quitar a dívida.
Os consumidores podem verificar no site do feirão do SPC Brasil se as empresas em que estão devendo aderiram ao programa. O feirão online vai até o dia 15 de dezembro.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Marcelo de Souza e Silva, o feirão de renegociação de dívidas é uma grande oportunidade para o consumidor quitar suas pendências financeiras com bons descontos. Souza e Silva acrescenta que, além da praticidade da renegociação online, o feirão reduzirá a inadimplência no mercado e recuperará o poder de compra do consumidor. “Também será possível aquecer as vendas no comércio, pois o feirão trará de volta ao mercado consumidores que estavam impedidos de efetuar compras a prazo”, avalia o presidente da CDL-BH.
O primeiro passo é fazer um cadastro para ter acesso à área logada. Após receber a confirmação de autenticidade, o consumidor tem a opção de consultar o seu CPF, gratuitamente, para verificar se há pendências e se elas estão disponíveis para renegociação dentro do próprio site. Também é possível acompanhar o andamento da negociação de forma online, realizar o download do boleto com as novas condições ofertadas pelo credor e ser lembrado quando estiver perto do próximo vencimento.
FGTS – A recente liberação dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o pagamento do 13º salário são excelentes oportunidades para o consumidor colocar as suas contas em dia. “Para quem está inadimplente, esta é uma oportunidade para que sejam quitadas as contas em atraso e assim voltar para o mercado de crédito e de consumo”, destaca Souza e Silva. “É fundamental que as pessoas consumam e façam a renda circular, mas isso deve ser feito com planejamento”, conclui o presidente da CDL-BH.
De acordo com o Indicador de Dívidas em Atraso da CDL-BH, apesar de a inadimplência ter apresentado queda de 0,39% em setembro, ela ainda é alta na capital mineira. Por faixa etária, as pessoas acima de 65 anos seguem sendo as com mais dificuldades para sair do cadastro de devedores. Para esta parcela da população, foi registrada alta de 16,17% da inadimplência no mês de setembro.
“As pessoas nesta faixa etária são as responsáveis financeiras pelas famílias e sentem mais no bolso os reflexos do custo de vida. Muitos, inclusive, vivem apenas com a renda da aposentadoria e precisam arcar com uma série de despesas, como saúde, alimentação, medicamentos, entre outras”, esclarece o presidente da CDL-BH. Na variação por gênero, a inadimplência está caindo para homens e mulheres, mas a queda para o público feminino vem ocorrendo em menor intensidade (-0,95%) que a do público masculino (-1,82%). (Da Redação)
Fonte: Diário do Comércio
Imagem: Freepik