O que são crenças limitantes?
Crenças limitantes são modelos mentais formados ao longo de nossa vida através de todas as experiências que vivenciamos ou por frases repetidas pelas pessoas que nos rodeiam. Essas crenças nos bloqueiam e impedem nosso desenvolvimento nas mais diversas áreas de nossas vidas.
Quanto mais somos submetidos a experiências ruins, mais acumulamos uma imagem mental negativa sobre nós mesmos. Esta imagem negativa vai deteriorando nossa auto estima e auto confiança, nos fazendo ter cada vez mais a visão de que somos incapazes de conseguir alcançar algo.
O grande perigo destes pensamentos sabotadores é que eles são, em sua grande maioria, nutridos de forma inconsciente. Nascem por afirmações repetidas diversas vezes por nós mesmos ou por pessoas que convivemos, de modo que nem paramos para analisar como passamos a pensar desta forma.
Alguns exemplos de frases que podem desencadear crenças limitantes
Percebam que existe uma coisa comum a todas estas frases: todas elas fazem com experiências deixem de ser vivenciadas em função de uma crença pautada em limitação e negatividade.
O que fazer para fugir de crenças negativas?
Segundo um artigo publicado pelo IBC Coaching, o principal passo para combater as crenças limitantes é ressignificar. Ou seja, precisamos anular experiências ruins e julgamentos negativos. Segundo José Roberto Marques, autor do artigo, podemos fazer isso seguindo as etapas abaixo:
Espero que você tenha percebido que muitas vezes vivemos abaixo de nosso potencial apenas por seguir um padrão de pensamento inadequado, mas que é totalmente possível alterar esses modelos mentais por outros que nos motivem e nos traga desenvolvimento.
Fonte: Sobre administração