Muitos acreditam que fazer backup em mídias físicas é uma relíquia do século passado. Afinal, nos dias de hoje, nós podemos contar com serviços de armazenamento em nuvem. Eles são acessíveis e permitem você fazer backups automaticamente e acessá-los a qualquer momento, onde você estiver. Além disso, o provedor de serviços em nuvem garante a segurança, proporcionando ainda mais tranquilidade. Certo? Nem tanto. Afinal, um provedor, como qualquer outra empresa, pode ser vítima de um ataque.
Ataque em backups
Isso foi exatamente o que aconteceu recentemente quando uma empresa americana chamada PerCSoft, que gerencia o serviço de backup DDS Safe, foi vítima de um ataque de ransomware. O serviço é usado por centenas de clínicas odontológicas norte-americanas, inclusive para armazenar arquivos e backups de pacientes, documentos de seguradoras e outros dados sem os quais uma instituição médica ficaria, digamos, “banguela”.
O malware em questão – conhecido por três nomes diferentes: Sodin, Sodinokibi e REvil – se infiltrou na infraestrutura do DDS Safe e começou a criptografar os dados. De acordo com a PerCSoft, a empresa fez o possível para identificar prontamente a ameaça. Porém, o ransomware conseguiu roubar os dados de vários de seus clientes. A Associação Odontológica de Wisconsin afirma que cerca de 400 clínicas perderam informações vitais para suas empresas.
O ataque interrompeu as operações rotineiras de algumas dessas companhias. Entre os dados criptografados estavam registros médicos, cópias de raios-x e informações financeiras – algumas empresas disseram que ficaram impedidas de realizar pagamentos para seus colaboradores.
As consequências desse incidente não puderam ser mitigadas. Apesar dos funcionários da companhia trabalharem 24/7 para contornar a situação, apenas duas semanas após o ataque que eles conseguiram burlar a criptografia dos dados de algumas clínicas.
Mantenha seus backups em um local seguro – ou, melhor ainda, em vários locais seguros
Essa história ilustra claramente os motivos pelos quais os backups na nuvem não devem ser o único seguro para a proteção de dados corporativos. Sugerimos criar vários backups de dados críticos, usando diferentes tipos de armazenamento.
Para economizar tempo e esforço em fazer backups, utilize uma solução de segurança que automatize os processos e proteja seus sistemas contra programas e ataques de ransomware.
Fonte: Kaspersky