Tive meu WhatsApp clonado e foi uma noite de martírio. A partir de agora estou seguindo os procedimentos de segurança.
Todas as conversas e arquivos sumiram. Existe alguma forma que eu possa recuperar tudo isso?
Quando você reativa o WhatsApp no mesmo celular, todas as conversas devem voltar a aparecer. Nenhum texto ou imagem deve ser perdido.
Se você usa Android, é possível que as imagens antigas ainda estejam localizadas em uma pasta chamada “WhatsApp” no armazenamento do seu telefone. Você pode ter acesso a essa pasta ligando o seu celular por USB em um computador. Os arquivos estarão desorganizados, mas ainda devem estar lá.
Se você usa iPhone, o WhatsApp usa um armazenamento privativo e não existe um método fácil de acessá-lo.
Existem programas que tentam vasculhar seu smartphone para reconstruir o seu histórico de mensagens, mas o blog não pode recomendar essas ferramentas. Em geral, você precisa pagar para adquirir o software e eles não são muito baratos (cerca de US$ 50, que na cotação atual seria mais de R$ 250). Também não é possível garantir que a ferramenta vá funcionar.
Você pode procurar uma assistência técnica da sua confiança e questionar se eles possuem ferramentas para a recuperação de dados de celular. Mas lembre-se dos riscos de entregar um aparelho pessoal para terceiros.
Como sempre, é mais fácil prevenir do que remediar. Se você deseja guardar uma mensagem ou imagem recebida pelo WhatsApp, você tem 3 recursos para isso:
Embora o backup do WhatsApp (opção 3) seja bastante conveniente para restaurar todas as conversas de uma só vez, guardar conversas ou mídia individualmente mantém você no controle dos seus dados.
O WhatsApp não funciona como o Facebook Messenger ou Skype, em que as conversas ficam guardadas em um servidor ao qual você se conecta para usar o serviço.
Ele guarda as mensagens no seu próprio smartphone. Se você não se precaver para guardar informações importantes, só os seus contatos podem ter uma cópia da conversa.
De maneira geral, compartilhar fotos e áudios importantes pelo WhatsApp é uma péssima ideia. Como aplicativo foi pensado para o uso em celulares, ele aplica uma compressão de dados que sacrifica a qualidade de fotos, áudios e vídeos, mas acelera a transmissão do conteúdo nas redes de telefonia móvel.
Na tela pequena e no alto-falante do celular, você não vai perceber. Mas é muito fácil enxergar as diferenças nas imagens e vídeos transmitidos pelo WhatsApp em uma tela maior.
Se você deseja compartilhar arquivos importantes, prefira outras ferramentas. Você pode utilizar e-mail para arquivos menores e serviços de armazenamento em nuvem com função de compartilhamento (como Google Drive, OneDrive ou Dropbox). Esses serviços não alteram seus arquivos, garantindo a maior qualidade possível.
Fonte: G1