No CONARH 2019, Pedro Paro, Especialista em Propósito, Cultura e Estratégia, apresentou a palestra “Como lucrar a partir da paixão e do propósito” e nos mostrou como podemos elevar a humanidade inspirando negócios sustentáveis, inovadores, conscientes e, principalmente, humanizados.
Uma empresa humanizada pode ser definida como aquela que olha para o colaborador como propósito principal, que se preocupa com o seu bem estar, atende aos interesses de todos, dá espaço para receberem suas ideias e compartilha tudo, tanto os bons acontecimentos como os ruins. Resumidamente, vai além de apenas ganhar dinheiro.
O movimento dessas empresas humanizadas é a paixão e o positivismo para gerar impacto e valor compartilhado para todas as partes interessadas – colaboradores, clientes, investidores e sociedade.
Através da pesquisa Empresas Humanizadas, que inicialmente era um trabalho de doutorado realizado pelo próprio Pedro Paro, lançada em março deste ano, após análises realizadas durante dois anos em 1115 companhias, ficou comprovado que empresas humanizadas tem um desempenho financeiro seis vezes superior, a longo prazo, ao das 500 maiores empresas do Brasil.
Foram definidos quatro pilares como prática para gerar valor compartilhado e fazer negócios de uma maneira diferente. Através da pesquisa realizada foi possível identificar que existe uma forte correlação entre os quatro pilares, a satisfação dos colaboradores, a satisfação dos clientes e o resultado financeiro obtido do negócio.
Quando se trata de empresas humanizadas, nove em cada dez pessoas, sentiriam falta porque o propósito do negócio é único.
Todas as empresas são feitas de pessoas, se relacionam com pessoas e geram valor para outras pessoas, então é importante entender o modelo de negócio de uma forma mais sistêmica e assim a importância da humanização dos negócios.
A humanização não é apenas uma “moda”, é um resgate da essência dos próprios negócios.
Não existe empresa perfeita, todas têm ou passam por problemas, e é necessário sempre buscar melhorias para evoluir, mas podemos sempre dar espaço para que todos que estão contribuindo com o crescimento dela se sintam bem por ocuparem o seu lugar.
Fonte: Blog RH
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