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Excursão Vendarketing: uma jornada completa através do tempo e da mercadologia

Excursão Vendarketing: uma jornada completa através do tempo e da mercadologia

28 de junho de 2022 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Venha conosco nesta excursão através do tempo e do marketing onde realizaremos diversos pontos de paradas, para observações, análises, entendimentos e criações estratégicas; que poderão contribuir para o desenvolvimento de qualquer tipo de negócio, seja ele pequeno, médio ou grande.

Para chegarmos ao conceito de Vendarketing precisamos conhecer a evolução do Marketing (Mercadologia) ao longo do tempo.

Atualmente, segundo Philip Kotler, o “Papa da Mercadologia”; a evolução do Marketing pode ser dividida em 5 Eras na história; saindo do Tradicional para o Digital.

Ao longo dos anos os conceitos e estratégias de mercadologia foi evoluindo e tendo características diferenciadas de acordo com as necessidades dos consumidores.

Entender essas mudanças é um grande diferencial par traçar estratégias, objetivos, metas e ações em sua empresa, para que sua campanha seja eficiente e eficaz para gerar resultados financeiros para sua empresa.

Marketing 1.0

O foco era no Produto. Abordagem que funcionou para muitas organizações durante essa Era devido à forte demanda e oferta limitada de produtos. Assim, o produto vendia-se por si só. Um exemplo perfeito para a época foi Henry Ford, que revolucionou a linha de produção e a venda de carros com seu Modelo T; que os clientes podiam ter “qualquer cor, desde que fosse preto”. Na época, o preto era a única cor disponível e havia fila de espera pelo produto.

Na verdade, a montadora estava tão focada na produção que a publicidade nacional cessou totalmente nos períodos de alta demanda. Embora os revendedores individuais continuassem a colocar anúncios locais com recursos de marca nominais fornecidos pela empresa, a Ford parou de anunciar entre 1917 e 1923.

Marketing 2.0

O Foco se volta para vendas e a busca pelo cliente, pois a concorrência havia aumentado e o consumidor começava a ter mais escolhas no mercado. A oferta estava sendo maior que a demanda e só produzir já não era o suficiente e os estoques de produtos empacados aumentava.

A partir da década de 1930, tornou-se cada vez mais raro produtos ou serviços que desfrutassem permanentemente de um ambiente livre de concorrentes. Assim, em resposta às pressões da seleção natural, as empresas desenvolveram adaptações únicas, iniciando duas inovações centrais do marketing moderno: a importância central das identidades de marca e a ênfase na orientação de vendas.

Um exemplo clássico desta transformação na década de 1920, foi a Coca-Cola; que percebendo que a empresa não estava vendendo tanto refrigerante no inverno; não optou pela estratégia utilizada anos atrás pela Ford de cessar totalmente a publicidade nos meses mais frios e diminuir drasticamente a produção. A Coca-Cola concentrou-se em impulsionar as vendas associando sua marca ao Papai Noel após pesquisas e buscas por ilustrações que agradassem os consumidores, criando uma campanha de engajamento que gerou vendas e o nascimento do icônico estilo de Papai Noel que conhecemos e amamos até hoje.

Marketing 3.0

A Era do Marketing e as adaptações inteligentes focadas nos Clientes. No Ser Humano, com o objetivo de criar um ambiente melhor para os consumidores; gerando uma transformação cultural radical.

Enquanto o marketing tradicional focava em simplesmente levar produtos aos clientes e convencê-los a comprar, a nova abordagem buscava entender melhor as necessidades, preocupações e desejos dos consumidores; para que as empresas pudessem realmente causar impacto na mente dos consumidores e se destacar dos concorrentes.

Na década de 1980, os clientes estavam no comando e as empresas antes de produzir buscavam entender os consumidores e preparavam a mercadologia de produtos e serviços orientadas para a satisfação do cliente; surgindo nesta Era o termo “satisfação do cliente”.

Marketing 4.0

Surge a Era do Marketing de Relacionamento e a tecnologia como aliada da conexão e comunicação com consumidores. Iniciava-se a busca de conhecimento não apenas dos consumidores atuais, mas dos futuros possíveis clientes.

Começava a busca por consumidores via Internet, com determinadas necessidades e desejos que poderiam ser atendidas pelo produto genérico, customizado ou com pequenas alterações, antecipando o que o consumidor poderia estar buscando.

Philip Kotler em seu livro Marketing 4.0 traduz esta transformação com a seguinte frase: O Marketing, do Tradicional ao Digital. Redes sociais, aplicativos, sites, portais, blogs e novos meios de comunicação à disposição de empresas para buscarem consumidores; permitindo que muitos fabricantes trocassem as lojas físicas com altos custos, por sites de venda; revolucionando o e-commerce que já existia desde a década de 1970.

Marketing 5.0

A Era Social onde o Ser Humano e Tecnologia devem ser o centro das estratégias, onde a Pandemia contribuiu muito para esta nova forma de mercadologia em que a inovação será o fator primordial de competitividade, aliada a tecnologia e o entendimento das emoções e sentimentos do Ser Humano.

É a busca da conquista emocional dos consumidores, de convertê-los em embaixadores da marca, apoiando causas justas, demonstrando responsabilidade social e ambiental corporativa e utilizando o marketing sensorial para atingir os 5 sentidos do consumidor.

Vendarketing é a adaptação em português de Smarketing, como é conhecido o alinhamento entre Marketing e Vendas. Com o aumento do papel de Marketing na jornada de compra, como “primeiro vendedor” da empresa, a parceria entre as áreas de Marketing e Vendas, tornou-se essencial para o sucesso das empresas.

Basicamente, com este método os setores de vendas e marketing passam a “falar a mesma língua”, sustentando-se em três pilares: integração, comunicação e colaboração através de um acordo chamado SLA (Service Level Agreement).

E quais são os principais benefícios deste trabalho em conjunto?

* Definição de metas mais realistas para os dois setores;

* Melhor comunicação entre os times;

* Boa experiência para o cliente;

* Melhor harmonia e trabalho em equipe;

* Maior previsibilidade;

* Potencialização das vendas;

* Abordagens mais certeiras;

* Aumento da taxa de conversão;

* Melhoria da imagem da empresa no mercado;

* E aumento da receita.

Com Vendarketing o Marketing e Vendas não são mais concorrentes e desculpas por resultados não alcançados acabam.

Fonte: Administradores.com

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