O Facebook lançou um recurso chamado Link History, ou Histórico de links, no aplicativo para Android e iOS. A ferramenta salva todos os links que a pessoa acessou através da rede social nos últimos 30 dias dentro do navegador interno da plataforma.
O recurso pode ser usado para facilitar a busca por links antigos, mas a Meta reforça que pode usar o histórico na personalização de anúncios: “Quando o histórico de links está ativado, podemos usar as informações do histórico de links do Navegador do Facebook para Celular para melhorar seus anúncios nas tecnologias da Meta”, informa a página de suporte.
Para ativar ou desativar o recurso, é necessário seguir estes passos:
A Meta informa que remove o acesso aos links imediatamente após desativar a função, mas o processo para apagar todos os dados pode levar até 90 dias. Além disso, a medida não é válida para links abertos pelo Messenger.
O histórico ajuda a encontrar links antigos quando você não lembra o site ou a palavra-chave, mas as pessoas mais preocupadas com a privacidade podem desligá-lo para evitar o uso em anúncios personalizados.
A novidade foi liberada aos poucos para a maioria das regiões, mas nem todas as pessoas podem recebê-la num primeiro momento — a opção ainda não estava disponível em teste feito pelo Canaltech. A alternativa é manter o Facebook atualizado para ter uma chance de acessar o histórico o quanto antes.
Fonte: Canal Tech