4 de julho de 2023 /
Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
Buscar imagens em um banco de dados para descobrir se elas foram usadas no contexto correto. Essa é a ideia do Google, que começou a testar uma nova ferramenta para combater as fake news.
A nova função, chamada de Fact Check Explorer, está na fase beta de testes no mundo todo. Ela permite o acesso a um histórico da imagem, inclusive a data em que ela foi indexada no Google pela primeira vez.
Google e a luta contra a desinformação na internet
- A ferramenta foi lançada durante o Global Fact 10, uma conferência de verificação de fatos realizada em Seul, na Coreia do Sul, onde cerca de 500 verificadores de fatos de todo o mundo se reuniram para discutir a importância desse trabalho.
- A Fact Check Explorer faz parte dos esforços do Google na luta contra a desinformação na internet.
- A empresa anunciou, junto com o YouTube, uma doação de US$ 13,2 milhões ao International Fact-Checking Network (IFCN) para criar o Global Fact Check Fund.
- A primeira rodada de financiamento irá apoiar mais de 35 organizações de verificação de fatos de 45 países diferentes, incluindo o Brasil.
- Este é o maior financiamento já concedido pelo Google e YouTube para a verificação de fatos.
- Organizações de checagem de fatos podem usar os recursos para incorporar novas tecnologias, criar ou ampliar sua presença digital, otimizar ferramentas de verificação e aumentar a capacidade de atrair mais leitores, graças a formatos inovadores como áudio, vídeo e podcasts.
- O YouTube prometeu realizar uma série de treinamentos para organizações de checagem de fatos interessadas em saber mais sobre a plataforma e sobre melhores práticas para estratégias e engajamento com conteúdo em vídeo.
- Por meio da Google News Initiative, o Google faz parcerias com organizações que trabalham com educação midiática e, desde 2018, já investiu quase 75 milhões de dólares em projetos e parcerias, num trabalho para reforçar o combate à desinformação em todo o mundo.
Fonte: Olhar Digital