Se você tem um modelo de negócio que usa recorrência, ter boas soluções que ajudem a fazer um controle ótimo dos pagamentos recorrentes é muito importante. Assim, você supera todos os desafios que possam aparecer, deixando a concorrência para trás, além de conseguir bons lucros em sua empresa.
Existem algumas formas ótimas de lidar com essa modalidade de cobrança para ter maior eficiência na organização. Se você quer saber mais sobre esse tipo de recebimento e aprender como fazer uma gestão otimizada, continue a leitura e descubra mais sobre como melhorar os resultados da sua empresa!
O que são os pagamentos recorrentes?
Esse modelo de recorrência tem a característica principal de ser periódico. Ou seja, ele gera um processo contínuo de recebimentos com data de vencimento determina e com permissão por parte do consumidor para que ocorra a renovação ao fim desse período, gerando uma nova rodada de mensalidades.
Essas transações podem acontecer via boleto, cartão de crédito ou por débito automático, sendo que, pelas características que esse tipo de pagamento apresenta, é necessário ter uma boa gestão para evitar erros e superar os desafios dessa modalidade.
Quais são os desafios atrelados a esse tipo de pagamento?
Se você adota em sua empresa um modelo de cobrança recorrente, é possível que enfrente alguns desafios que precisam ser tratados de forma estratégica para evitar que seus custos aumentem e que sua empresa não obtenha a máxima lucratividade possível.
Nesse sentido, os desafios mais comuns que aparecem em tal modelo de negócio são:
Esses são alguns dos desafios que podem aparecer no negócio quando se faz cobranças recorrentes. Para conseguir melhorar os resultados, ter uma forma eficiente de controlar esses pagamentos é essencial.
Como controlar os recebimentos recorrentes de forma eficiente?
Saber como fazer um controle eficiente dos pagamentos recorrentes é importante para evitar todos os erros possíveis e superar os desafios que se apresentam nesse modelo de cobrança. Dessa forma, é possível melhorar seus resultados, ganhar competitividade no mercado e, ainda, oferecer uma boa experiência aos seus clientes.
Confira nossas dicas para fazer essa gestão de modo profissional e produtiva.
Tenha tudo organizado
É importante estar bem inteirado sobre todas as informações referentes as cobranças que serão realizadas ao passar do tempo. Nesse sentido, é essencial ter organização em relação às datas dos recolhimentos, quem está com prestações em atraso e qual é a forma em que serão efetivados.
Dessa maneira, você conhece melhor os clientes e consegue ganhar eficácia no desenvolvimento das cobranças. Além disso, contar com um sistema tecnológico pode ajudar na organização das informações, além de dar maior dinâmica ao processo de pagamentos e ordenação.
Atente-se ao fluxo de caixa
Fazer uma boa gestão de fluxo de caixa e projetar o faturamento é um dos principais desafios desse modelo de negócio. Portanto, ter um bom domínio de tal ferramenta é essencial para fazer um controle eficaz dos pagamentos recorrentes.
Por meio dos indicadores gerados pelo fluxo de caixa, você ganha conhecimento sobre a taxa de inadimplência, consegue entender quais são as perspectivas futuras e não subestima as contas a receber.
Ao ter todos esses dados, você tem capacidade suficiente para otimizar o seu planejamento e preparar o seu negócio para qualquer surpresa que possa acontecer. Para ter uma gestão ainda melhor dessa ferramenta, contar com um software financeiro pode ser uma ótima opção.
Adapte o modelo do negócio a recorrência
A fim de ter um controle mais eficiente, organizar uma estrutura no negócio apropriada ao modelo de recorrência pode ser uma boa alternativa. Nesse sentido, é possível adotar sistemas que facilitem o controle dos pagamentos.
Por exemplo, se você tem uma distribuidora de alimentos uma boa opção é oferecer aos clientes a opção de compras por assinaturas. Dessa forma, seu controle é feito sobre o pagamento de mensalidades e os clientes têm acesso facilitado aos produtos que você oferece a partir do momento que se afiliam a sua empresa.
Controle a inadimplência
Uma das principais dificuldades dos pagamentos recorrentes é fazer o controle de inadimplência e evitar que o negócio sofra muitos calotes e acabe se apertando. Dessa forma, é muito importante que não se tenha medo de cobrar os consumidores. Além disso, todas as etapas anteriores são importantes para evitar que seu negócio não receba. Por exemplo, a partir do momento que você tem uma organização melhor em relação a datas e valores, é mais difícil deixar de realizar o processamento da cobrança do cliente. Além disso, caso não seja efetuado o pagamento por parte do consumidor, você sabe exatamente o dia e o valor da parcela vencida, otimizando seu controle de inadimplência e, consequentemente, melhora a saúde financeira da empresa.
Como a tecnologia pode ajudar?
A tecnologia é uma forte aliada das empresas há algum tempo e no sistema de pagamentos por recorrência não é diferente. Com o seu uso, é possível implementar todas as dicas que listamos anteriormente para ganhar eficiência e agilidade nas cobranças, além de diminuir a ocorrência dos erros que podem acontecer em caso de processamento manual.
Nesse sentido, com o sistema Fortes Financeiro, você pode melhorar o modelo de pagamentos recorrentes. Ele possibilita que as tomadas de decisões sejam inteligentes e baseadas em indicadores, assegura um controle ótimo da inadimplência, além de proporcionar a organização necessária para realizar as projeções relevantes para o seu negócio.
Viu como ter um sistema organizado para os pagamentos recorrentes tem potencial de ajudar a superar todos os desafios e maximizar os lucros do seu negócio? Além disso, investir em soluções que ajudem a otimizar o controle pode ser importante para assegurar que os erros sejam evitados e você consiga implementar as ações necessárias para um modelo recorrente de sucesso
Fonte: fortestecnologia