As organizações trabalharão em conjunto na identificação de necessidades e oportunidades no ambiente empresarial para o uso das ferramentas que estão revolucionando o ambiente digital
A Fundação Dom Cabral (FDC) e a Microsoft firmaram parceria para a utilização de Inteligência Artificial (AI) em sala de aula. O acordo visa familiarizar mais o mercado com a utilização da tecnologia, além de aproximar a IA das pessoas em um ambiente seguro de aprendizagem.
Para isso, as organizações trabalharão em conjunto numa iniciativa piloto que identificará necessidades de negócios e as oportunidades de endereçar os desafios com o uso das ferramentas que já estão revolucionando o ambiente digital.
De acordo com a diretora de Educação e Inovação da FDC, Roberta Campana, juntas, as instituições desenvolverão uma vivência para ser usada nas experiências de aprendizagem nos programas de educação executiva da FDC – 7ª melhor escola de negócios do mundo.
“Na vivência, as lideranças vão encarar um desafio real e aprenderão como utilizar a Inteligência Artificial para encontrar as melhores soluções. Vamos oferecer aos nossos alunos os avançados recursos tecnológicos da Microsoft com a potência das experiências de aprendizagem da FDC. Essa combinação faz da sala de aula um ambiente muito favorável para geração de novos conhecimentos, habilidade e novas formas de se relacionar com a tecnologia”, explica.
A parceria entre FDC e Microsoft busca desenvolver conteúdo, dinâmica, vivência e ambiente de experimentação que proporcionem um maior entendimento sobre o que é a Inteligência Artificial (fundamentos) e suas potencialidades.
Na prática, a iniciativa vai permitir que, por meio das soluções da multinacional de tecnologia em IA Generativa como o Copilot e o Azure OpenAI Service, a FDC enderece o problema de cada negócio, aproximando os executivos da Inteligência Artificial. E à medida que isso acontecerá no ambiente educacional, o objetivo maior será desmistificar e mostrar como, de fato, esse tipo de ferramenta pode ser utilizado de maneira a contribuir com os negócios.
A presidente da Microsoft Brasil, Tania Cosentino, destaca a intensa transformação pela qual passou a AI nos últimos anos, com os modelos generativos. E ressalta que para aproveitarmos o potencial dessa tecnologia e garantir que tantos os negócios quanto a sociedade possam usá-la de maneira responsável e aplicá-la para resolver desafios e inovar, é necessário capacitar as pessoas e unir forças.
“Essa colaboração com a Fundação Dom Cabral é um ótimo exemplo de como podemos disseminar conhecimento. Nessa vivência, vamos criar cenários de implementação prática em negócios e o objetivo é evoluir essa iniciativa para os diferentes modelos de educação da FDC”, afirma.
Neste sentido, vale citar que o relatório O Futuro do Trabalho 2023, do Fórum Econômico Mundial, 23% das ocupações no mercado de trabalho devem sofrer mudanças até 2027. Uma das funções que mais deverá crescer é a de especialistas em IA, o que mostra o quanto a Inteligência Artificial estará presente nos negócios.
Fonte: Diário do Comércio